Fechar
GP1

Economia e Negócios

Pagamentos via WhatsApp devem ser estendidos para mais empresas

Parceria com a Cielo para pagamentos entre pessoas e empresas via o app foi anunciada na sexta (09).

Na futura operação de pagamentos via WhatsApp de pessoas para empresas, a Cielo será apenas uma de várias parceiras da Meta (dona do Facebook). Segundo apurou o Estadão com fontes de mercado, já há negociações em andamento com outras adquirentes brasileiras para que elas também façam o processamento das transações. A parceria com a Cielo, líder do setor de pagamentos, foi anunciada na sexta-feira, dia 9.

A Cielo já opera com o WhatsApp na plataforma de transferências entre pessoas, lançada em 2021, mas neste caso, o regime é de exclusividade. As duas empresas não revelam qual o volume transacionado da funcionalidade, operada através de cartões cadastrados pelos usuários.

O Estadão/Broadcast mostrou, em junho, que a Meta tinha como próximo passo para a função pagamentos levá-la ao WhatsApp Business, versão de seu mensageiro instantâneo voltada para clientes corporativos. Esse desenvolvimento continua, mas além do fechamento de parcerias com outras empresas, depende de aprovações regulatórias por parte do Banco Central (BC).

Processo de lançamento já dura dois anos

Em 2020, quando a Meta trouxe o serviço para o Brasil, o BC suspendeu seu lançamento alegando a necessidade de avaliar questões competitivas e de privacidade de dados.

No mercado, comentou-se que o temor da autoridade monetária era de que a operação do serviço ficasse restrita a poucas empresas, com um poder de mercado muito grande. O WhatsApp opera o serviço com uma série de bancos parceiros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.