Fechar
GP1

Economia e Negócios

Banco do Brasil vai financiar exportações para Argentina, diz Haddad

O ministro afirmou que a medida visa aumentar as relações comerciais entre os dois países.

Nessa segunda-feira (23), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad anunciou que o Banco do Brasil vai financiar exportações de empresas brasileiras para a Argentina.

O ministro falou sobre os possíveis riscos dessas operações assumidos por um fundo garantidor. “O Banco do Brasil não vai tomar risco nenhum com essa operação de crédito de exportação. Vamos ter um fundo garantidor, que é um fundo soberano, que vai garantir as cartas de crédito emitidas pelo Banco do Brasil para os exportadores brasileiros", disse.

A fala aconteceu durante uma explicação de Haddad sobre a criação de uma moeda comum para países do Mercosul e do Brics, que foi o motivo principal da viagem do presidente Lula à Argentina.

Haddad afirmou que a criação da moeda tem como objetivo aumentar as relações comerciais entre o país vizinho e o Brasil, que teriam caído 40% nos últimos dez anos. A moeda ajudaria os dois países evitarem o dólar nas trocas comerciais. “Temos uma equipe dedicada a encontrar uma forma que dê garantias não apenas para os exportadores, mas também para o Brasil e para o Banco do Brasil em particular, que vai financiar as exportações por emissão de carta de crédito, que dê garantias de que, no topo das relações comerciais, estarão dois países garantindo seus créditos com base em algum ativo real e conversível”, afirmou o ministro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.