Fechar
GP1

Economia e Negócios

Exportação de veículos teve queda de 20% em setembro, diz Anfavea

Os caminhões e os ônibus foram os mais afetados, com recuos de 14,6% e 8,9%, respectivamente.

O setor automotivo brasileiro enfrentou uma queda na produção e na exportação de veículos em setembro, de acordo com levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A associação que representa os fabricantes de veículos atribuiu o resultado negativo à crise na Argentina e à redução da demanda em outros países da América do Sul.

Segundo dados divulgados pela Anfavea nesta sexta-feira (6), a produção de veículos no Brasil caiu 8% em setembro em comparação ao mês de agosto. Foram 208,9 mil unidades produzidas no mês passado, contra 277 mil no mês anterior. Os caminhões e os ônibus foram os mais afetados, com recuos de 14,6% e 8,9%, respectivamente.

Foto: Lucas Dias/GP1Cegonha com carros na concessionária
Cegonha com carros na concessionária

A exportação de veículos também registrou uma baixa de 20% no mesmo período. A associação informou que a crise na Argentina, que perdeu para o México o posto de principal destino das exportações brasileiras, foi o principal fator para a queda. Além disso, a associação citou que a diminuição dos mercados domésticos no Chile e na Colômbia também acarretaram nesse indicativo.

De acordo com o relatório da Anfavea, as exportações vêm sendo o grande ponto de alerta para o setor automotivo nos primeiros nove meses do ano. A comparação com o mesmo período de 2022 mostra uma redução de 11,2% nos envios de veículos para o exterior. Diante disso, a Anfavea espera que a recuperação econômica dos países vizinhos melhore a situação nos próximos meses.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.