Fechar
GP1

Economia e Negócios

EUA investirão na exploração mineral em Capitão Gervásio Oliveira

Cobalto, lítio e níquel estão na mira da agência americana DFC, que vai investir milhões de dólares.

O município de Capitão Gervásio Oliveira, localizado a 519 km de Teresina, no sul do Piauí, está na mira do governo dos Estados Unidos para a exploração de minerais como o cobalto, lítio e níquel. A agência governamental americana, a Development Finance Corporation (DFC), vai investir dezenas de milhões de dólares na região.

A empresa TechMet está de olho nesses minerais que são considerados essenciais, pois são fundamentais para a produção de carros e dispositivos eletrônicos. O interesse americano é garantir reservas de materiais, evitando o excesso de importação.

O projeto liderado pela empresa, que já foi aprovado pelo governo americano, quer produzir materiais para a fabricação de baterias. A DFC quer apoiar investimentos com práticas tecnológicas eficientes e com responsabilidade ambiental.

O governo de Joe Biden prioriza a exploração de materiais para a produção de bateria porque 80% das reservas estão concentradas em países considerados autocratas.

Baterias de lítio

As baterias de íons de lítio são utilizadas diariamente por pessoas do mundo inteiro. É essencial em dispositivos como notebooks, smartphones, televisores e componentes eletrônicos.

As baterias também são utilizadas para estratégias de energias limpas, como a solar fotovoltaica, e nos carros elétricos. Considerada uma tecnologia de baixa manutenção, as baterias de lítio são opções para o armazenamento de energia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.