Fechar
GP1

Economia e Negócios

Governo Federal anuncia corte de impostos para reduzir preços dos carros

Segundo o vice-presidente Geraldo Alckimin, o desconto pode variar de 1,5% a 10,79%.

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (25) um pacote de medidas para alavancar a produção de carros populares no Brasi, com o objetivo de baratear os preços de automóveis. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

"Hoje, o carro mais barato é quase R$ 70 mil. Queremos reduzir esse valor. Mas os outros também serão reduzidos. Quanto menor, mais acessível, maior será o desconto do IPI, PIS e Confins. Primeiro item é social, é você atender mais essa população que está precisando", declarou Alckmin.

Segundo o estudo realizado pelo Governo, o desconto pode variar de 1,5% a 10,79%, com base em três fatores:

• O valor atual do veículo: quanto mais barato o carro, maior será o desconto tributário;
• A emissão de poluentes: quanto mais limpo for o motor e o processo produtivo, maior o desconto;
• A cadeia de produção: quanto maior o percentual de peças e acessórios produzidos no Brasil, maior o desconto.

As ações foram anunciadas após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin, representantes da equipe econômica do Governo e entidades do setor automotivo no Palácio do Planalto.

A iniciativa ainda passará pela análise do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antes de ser implementada. "Temos responsabilidade fiscal. Fazenda pediu até 15 dias para dar seu parecer. A partir daí poderemos fazer a medida provisória e um decreto para regulamentar o tema", completou o ministro do Desenvolvimento, indústria, Comércio e Serviços.

*Com colaboração do Repórter Mateus Rocha

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.