Fechar
GP1

Economia e Negócios

Haddad anuncia Galípolo para Diretoria do Banco Central do Brasil

Também foi anunciado Ailton de Aquino Santos para a Diretoria de Fiscalização do Banco Central.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (8), durante entrevista coletiva em São Paulo, dois novos diretores para o Banco Central (BC). O indicado para a Diretoria de Política Monetária é Gabriel Galípolo, que é também o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Já para a Diretoria de Fiscalização, Haddad indicou Ailton de Aquino Santos, servidor do Bacen (BC). Os dois nomes anunciados ainda passarão por aprovação no Senado Federal.

Segundo Haddad, os nomes já foram bem recebidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro ainda lembrou que o nome de Galípolo foi considerado, primeiramente, pelo atual presidente do BC, Roberto Campos Neto. “Só por curiosidade, a primeira vez que eu ouvi o nome do Galípolo para o Banco Central, partiu do Roberto Campos Neto”, disse Haddad.

Expectativas

O ministro enfatizou que a expectativa é de que as indicações favoreçam para uma convergência entre a Política Monetária do BC e a política fiscal do governo federal. “Nós estamos procurando um entrosamento. Todo mundo é testemunha do esforço que vem sendo feito de parte a parte, no sentido de permitir uma coordenação maior das políticas fiscal e monetária, no sentido de integrar mais, de dar uma perspectiva uniforme para o país, um direcionamento único”, acrescentou.

O presidente Lula e o próprio Haddad têm criticado a manutenção da taxa básica de juros no patamar atual (13,75%) e têm cobrado uma redução do percentual.

Quem será o substituto de Galípolo na secretaria-executiva do Ministério da Fazenda?

Com a vacância na secretaria-executiva do Ministério da Fazenda após a saída de Galípolo, o ministro Haddad afirmou que Dario Durigan ocupará o cargo. “Dario não é apenas uma pessoa de altíssima qualificação técnica, é uma pessoa com quem eu interajo há muitos anos e com quem eu tenho absoluta confiança de que vai prosseguir na tarefa que essa equipe que foi montada está perseguindo”, comentou.

Com informações do repórter Pedro Oliveira

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.