Fechar
GP1

Economia e Negócios

Produção de veículos cai 19,4% no mês de abril, segundo a Afavea

Os dados da Associação também mostram queda no número de emplacamentos de veículos novos.

A produção de autoveículos no Brasil caiu 19,4% no mês de abril de 2023, segundo dados que constam na carta divulgada nesta segunda-feira (8), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O número se dá em comparação ao mês de março.

A produção no mês de abril, segundo a carta da Anfavea, foi de 178,9 mil unidades, enquanto no mês de março foram 221,8 mil novas unidades produzidas. Outra queda verificada foi no emplacamento de veículos novos. A redução nesse quesito chegou a 19,2%, também levando em conta os números do mês de abril comparados aos de março.

Foto: Lucas Dias/GP1Cegonha com carros na concessionária
Cegonha com carros na concessionária

No entanto, o saldo para a produção e para o emplacamento de veículos continua positivo considerando o acumulado do ano. Foram 714,9 mil autoveículos produzidos entre janeiro e abril de 2023, o que representa uma alta de aproximadamente 5% sobre o mesmo período de 2022. Já as vendas desses autoveículos chegaram a 632,5 mil unidades (de acordo com a quantidade de emplacamentos), também entre janeiro e abril de 2023.

“Mesmo com a dificuldade de crédito e juros elevados que afetam sobretudo as vendas no varejo, emplacamos até agora 633 mil unidades em 2023, 14% a mais que no ano passado, quando a crise era somente pela falta de oferta”, disse o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

Com colaboração de Pedro Oliveira para o GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.