Fechar
GP1

Economia e Negócios

Caixa suspende cobrança no Pix para empresa após ordem do Planalto

A anúncio da cobrança gerou irritação entre ministros e repercutiu negativamente nas redes sociais.

O Palácio do Planalto determinou nesta terça-feira (20) que a Caixa Econômica Federal suspenda a cobrança de tarifa sobre transferência via Pix para cliente pessoa jurídica. O banco havia anunciado que a partir de 19 de julho haveria cobrança exclusivamente para empresas privadas.

No entanto, o anúncio gerou irritação entre ministros do governo e repercutiu negativamente nas redes sociais, causando preocupação no Palácio do Planalto. Em resposta, a ordem foi para que a Caixa suspenda o anúncio pelo menos até uma decisão final do presidente Lula, que está em viagem pela Europa.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Pix aplicativo do banco central
Pix aplicativo do banco central

Internamente, a Caixa reconhece a preocupação com a repercussão negativa e a "desinformação" sobre a medida, ressaltando que ela não afeta pessoas físicas. A cobrança do uso do Pix por pessoas físicas, proibida pelo Banco Central, foi um tema politizado durante o período eleitoral, mas o governo Lula reforça que não haverá tal cobrança.

A Caixa enfatiza que a cobrança já é realizada por outras instituições financeiras e autorizada pelo Banco Central desde novembro de 2020, quando iniciou o funcionamento do Pix. O banco destaca que não cobra tarifa Pix de clientes que são pessoa física, microempreendedores individuais (MEI) e beneficiários de programas sociais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.