Fechar
GP1

Economia e Negócios

Receita paga terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

Caso o contribuinte não receba o valor, deve entrar no Portal e-CAC e gerar o extrato de declaração.

Aproximadamente 5,6 milhões de pessoas que entregaram a Declaração do Imposto de Renda (IR), receberão nesta segunda-feira (31), o terceiro lote de restituições do IR 2023. Ao total serão pagos R$ 7,5 bilhões aos contribuintes no país. O lote também contempla restituições de anos anteriores.

Do valor total do reembolso, R$ 5.58 devem ser pagos aos contribuintes com prioridade. Neste ano, quem informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) tem prioridade no recebimento da restituição. Boa parte dessas pessoas informou esse tipo de chave Pix na declaração.

Prioridades no recebimento

O total de contribuintes beneficiados pela prioridade no pagamento do terceiro lote, são: 16.536 idosos acima de 80 anos; 95.047 idosos entre 60 e 79 anos; 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou doença grave; 30.700 pessoas em que a maior fonte de renda seja o magistério; 3.879.049 pessoas que informaram a chave Pix para receber a restituição. No total, 1.600.964 contribuintes que entregaram a declaração até 23 de março de 2023 não são prioridade no recebimento do reembolso.

O prazo para a entrega das declarações terminou no dia 31 de maio e de acordo com informações da Receita Federal, os pagamentos das restituições serão feitos em cinco lotes. O primeiro lote foi pago no dia 31 de maio; o segundo no dia 30 de junho; o terceiro nesta segunda-feira, 31 de julho; dia 31 de agosto será feito o pagamento do quarto lote e em 29 de setembro o quinto e último.

Consultas sobre o valor a receber

O pagamento está sendo realizado por meio da conta bancária ou na chave Pix informada pelo contribuinte no ato da declaração. E para saber se tem algum valor a receber, a pessoa deve acessar a página da Receita Federal e clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e em seguida clicar em “Consultar a Restituição”. Além disso, existem aplicativos para tablets e smartphones que permitem consultar informações sobre o IR.

Caso a pessoa não receba o valor da restituição, deve entrar no site do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e gerar o extrato de declaração. A conta deve estar no nome do declarante, com exceção, no caso de contribuintes falecidos, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.

O que fazer caso não receba o dinheiro

Se o contribuinte não receber a restituição por causa de dados errados da conta bancária, ele pode corrigir os dados por meio do serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição” disponível no Portal e-CAC.

E se caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, os valores ficarão no Banco do Brasil disponíveis para resgate até um ano. Sendo assim, o contribuinte poderá entrar em contato com o Banco para resolver as pendências existentes. Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, a pessoa deve acessar o Portal e-CAC e requerer o valor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.