O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) concordou, de forma unânime, em cortar a taxa básica de juros do país, a Selic, em 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. A afirmação consta da ata da última reunião do Copom, divulgada nesta terça-feira (8).
Na quarta-feira (2), o Copom decidiu cortar a Selic em 0,5 ponto percentual pela primeira vez em três anos. Os membros do comitê avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária necessária para o processo de diminuição da inflação.
Com isso, a taxa passou de 13,75% para 13,25% ao ano. Antes do atual patamar, a Selic só esteve tão alta em janeiro de 2017, com 13%, antes do ciclo de cortes que antecedeu o aperto monetário que se encerrou agora.
A indicação de que os próximos cortes nos juros serão da mesma magnitude do promovido em agosto vai ao encontro da estimativa do mercado, que espera Selic de 11,75% ao fim de 2023. A ata da reunião anterior, em meados de julho, já sinalizava o início do afrouxamento monetário.
Ver todos os comentários | 0 |