Fechar
GP1

Economia e Negócios

Brasil perdeu 428 mil empresas no 1º semestre de 2023

O levantamento é da empresa Contabilizei, com base em registros do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Nos seis primeiros meses deste ano, o Brasil teve um saldo negativo de 428 mil empresas, incluindo as de micro, pequeno, médio e grande porte. Não se trata do número de empresas que fecharam, que registra um índice maior, mas da diferença entre as que abriram e as que fecharam no período. Não estão na conta apenas os microempreendedores individuais (MEIs).

O levantamento é da empresa Contabilizei, com base em registros do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs), da Receita Federal.

Segundo o levantamento, desde o quarto trimestre de 2021, tem sido mais comum o fechamento de empresas do que sua abertura. Nesse intervalo, foram abertas 2,08 milhões de empresas, enquanto 2,83 milhões foram fechadas. O saldo de empresas eliminadas no período é de 750 mil — e mais da metade (427.934) foi neste primeiro semestre do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em segundo lugar, está o setor de serviços, que teve 183 mil empresas eliminadas da economia nestes seis meses. No segundo trimestre, a cada empresa que abriu, 1,5 fechou as portas. O levantamento também mostra o declínio do setor industrial. No segundo trimestre deste ano, 7,8 mil indústrias foram abertas, mas três vezes mais — 25,1 mil — foram fechadas. No semestre, o saldo negativo de indústrias foi de 47 mil.

Além disso, a indústria vem com saldo negativo há mais tempo, desde o terceiro trimestre de 2021. O comércio passou a ter saldo negativo no quatro trimestre de 2021, enquanto os serviços só passaram para o campo negativo no terceiro trimestre de 2022.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.