Fechar
GP1

Economia e Negócios

Produção de veículos no Brasil cresceu 24,3% em fevereiro, diz Anfavea

Segmento de veículos eletrificados foi destaque, com vendas de 22,5 mil unidades em dois meses.

A indústria automobilística brasileira registrou um crescimento significativo na produção e nas vendas em fevereiro, com destaque para o segmento de veículos eletrificados, segundo dados da Anfavea. A produção aumentou 24,3% em relação a janeiro, totalizando 189,7 mil veículos, enquanto as vendas somaram 165,2 mil unidades, um aumento de 2,2% na comparação mensal.

Os emplacamentos diários de fevereiro dispararam 18,4% em relação ao mês anterior, atingindo uma média de 8.700 unidades. Este foi o primeiro mês em que a média diária de emplacamentos superou o período pré-pandemia. O segmento de veículos eletrificados continuou sendo o destaque, com vendas de 22,5 mil unidades no primeiro bimestre, incluindo 8 mil veículos elétricos e 14,5 mil híbridos.

Foto: Lucas Dias/GP1Cegonha com carros na concessionária
Cegonha com carros na concessionária

A participação dos veículos eletrificados nas vendas totais de veículos leves no primeiro bimestre foi de 7,3%, um aumento significativo em relação à fatia de 4,3% em 2023. O crescimento das vendas de veículos eletrificados em fevereiro foi impulsionado pelas importações desses modelos realizadas antes do aumento da tarifa de importação no início deste ano.

Em fevereiro, a participação dos veículos importados no total de vendas de veículos leves foi de 17%, após 19,5% em janeiro. Este foi o maior percentual de veículos importados para o mês desde pelo menos 2021. Segundo a Anfavea, espera-se que o alto volume de emplacamentos de veículos importados continue em março.

Em comparação com fevereiro de 2023, a produção aumentou 17,4% e as vendas aumentaram 27,1%. O setor encerrou fevereiro com um estoque de 217,6 mil veículos novos, praticamente estável em relação a janeiro e equivalente a 38 dias de vendas. No entanto, as exportações de fevereiro caíram 14,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 30,7 mil veículos. No acumulado do bimestre, a produção aumentou 8,9%, as vendas aumentaram 19,8% e as exportações caíram 28%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.