Fechar
GP1

Economia e Negócios

IPCA: inflação reduz a 0,16% e fica abaixo das projeções

Apesar da baixa no índice geral, o grupo de alimentos e bebidas registrou nova alta de 0,53%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nesta quarta-feira (10), apontando que a inflação reduziu a 0,16% no mês de março. O resultado é 0,67 ponto percentual (p.p.) menor do que no mês de fevereiro, quando marcou 0,83%. Além disso, é o menor registro desde fevereiro de 2020, quando estava em 0,07%.

O IPCA é o índice utilizado oficialmente pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central e que é responsável por registrar a inflação de um conjunto de nove produtos e serviços comercializados no varejo e que dizem respeito ao consumo pessoal das famílias. Dos nove grupos analisados, seis registraram alta na passagem de fevereiro para março, porém os outros três grupamentos que apresentaram desaceleração nos preços têm peso importante na balança geral e garantiram a baixa no índice geral. Confira abaixo.

Foto: Lucas Dias/GP1Carrinho de supermercado
Apesar da alta no índice geral, o grupamento Alimentação e Bebidas registrou alta de 0,53%

Seis grupos que tiveram alta

- O grupamento de Alimentação e Bebidas foi o que registrou maior variação, com alta de 0,53%. Segundo o IBGE, as questões climáticas são as principais causas na alta em preços de alimentos.

- Habitação teve alta de 0,19%, impulsionada pela energia elétrica que registrou aumento de 0,12% nos preços, além de água e esgoto registrado em alguns estados.

- O IPCA registrou aumento de 0,43% no grupo de Saúde e Cuidados Pessoais.

- Despesas pessoais teve alta de 0,33% com relação ao mês de fevereiro com influência do item Cinema, teatro e concertos, que teve alta de 5,14% e impacto de 0,02 p.p. no IPCA do mês.

- Educação registrou 0,14% positivo. Apesar disso, é um índice menor do que o registrado em fevereiro, quando chegou a 4,98% impulsionado pelos reajustes praticados em início de ano letivo.

- Por fim, vestuário apresentou 0,03% positivo.

Três grupos que registram índice negativo

- O grupamento de Transportes registrou queda de 0,33% em março, tendo como principais influências valores de passagens aéreas e de gasolina.

- Comunicação teve queda de 0,13%.

- Artigos de residência registrou queda de 0,04%.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.