Fechar
GP1

Economia e Negócios

Dívida bruta do Brasil vai subir até 2029, aponta FMI

A previsão é de que avance para 86,7% em 2024 e atinja um pico de 93,9% do PIB em 2029.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a dívida do Brasil continuará a crescer até pelo menos 2029. De acordo com a entidade internacional, a dívida fechou 2023 representando 84,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A previsão é de que avance para 86,7% em 2024 e atinja um pico de 93,9% em 2029.

Durante um evento do G20 em Washington (D.C), nos Estados Unidos, destinado a combater a pobreza e a fome, foi enfatizado que nenhum país conseguirá resolver os problemas isoladamente. Foi mencionado que o endividamento do Brasil aumentou em R$ 1 trilhão durante anos anteriores, elevando-se para 75,6% do PIB.

Os gastos globais adotados em resposta à pandemia de covid-19 foram destacados como uma das causas da inflação alta e dos níveis elevados de dívida. Foi expressa preocupação com o fato de vários países estarem comprometendo uma parte “muito significativa” de seu orçamento com o serviço da dívida.

Foi enfatizada a necessidade de um “mapa mais claro” da situação da dívida mundial e de dar mais espaço para que os países devedores expressem suas preocupações. Um debate sobre a dívida, liderado por países africanos, está programado para junho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.