Fechar
GP1

Eleições 2018

TSE barra registro de candidatura do ex-presidente Lula

A maioria do tribunal também votou para impedir que Lula mantenha atividades de campanha.
Por Estadão Conteúdo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deicidiu na madrugada deste sábado, 01, por 6 votos a 1 barrar o registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com base no entendimento de que o petista está enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Apenas Edson Fachin votou favorável ao ex-presidente. Os demais ministros: Luís Roberto Barroso (relator), Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira e a presidente do TSE, Rosa Weber, votaram contra a candidatura de Lula.

  • Foto: Walterson Rosa/FramePhoto/Estadão ConteúdoJulgamento da candidatura de LulaJulgamento da candidatura de Lula

A maioria do tribunal também votou para impedir que Lula mantenha atividades de campanha - como o horário eleitoral no rádio e na televisão - até que a sua coligação faça a sua substituição na cabeça de chapa dentro de um prazo de 10 dias. Lula já apareceu na primeira propaganda eleitoral da campanha do PT nas eleições 2018.

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formar maioria para indeferir o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT emitiu uma nota para afirmar que vai recorrer da decisão e lutar "por todos os meios" para garantir que o petista esteja nas urnas no dia 7 de outubro.

Confira a nota na íntegra:

Vamos apresentar todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula, previstos na lei e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil. Vamos defender Lula nas ruas, junto com o povo, porque ele é o candidato da esperança.

Executiva do Partido dos Trabalhadores

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.