Fechar
GP1

Eleições 2022

"Vai dar uma guinada na política", diz Mádison sobre nova regra eleitoral

Segundo ele, um dos objetivos da sigla é a busca pelo fortalecimento para as eleições de 2022.

O deputado João Mádison falou, nesta sexta-feira (01), sobre a reunião que aconteceu na sede do MDB entre os pré-candidatos a deputado federal e estadual e o senador e presidente estadual do partido, Marcelo Castro. O parlamenter afirmou que no encontro foi tratado sobre o fortalecimento para as eleições de 2022 e sobre as mudanças no sistema eleitoral, que, segundo ele, vão dar uma "guinada" na política.

“Precisamos fortalecer o partido dentro dessa nova posição do Congresso Nacional, algumas decisões foram importantes porque, por exemplo, era inadmissível que um candidato pudesse se eleger com 1.500 votos”, afirmou o deputado.

Foto: Lucas Dias/GP1João Mádison
João Mádison

Mádison explicou que as mudanças aprovadas são de grande importância para o sistema eleitoral. “Agora colocaram algumas coisas que acho que são importantes, como 80% da legenda, ou seja, o partido precisa alcançar isso para eleger um deputado federal e um deputado estadual e 20% é do candidato, então acho que isso melhorou muito. Vai dar uma certa guinada na política e isso é de grande importância”, declarou.

Com as mudanças, o deputado aposta que o MDB vai receber muitas filiações, principalmente de pessoas que devem deixar os partidos pequenos. “Ficou muito claro que os partidos pequenos vão se acabar, porque você precisa estar em um partido grande e o MDB é um partido grande, eu gosto de dizer que mesmo a pessoa não tendo condição de se eleger é muito melhor ele ser suplente no MDB poi ele terá possibilidade de assumir a Câmara ou Assembleia, porque, vamos supor que a gente ganhe a eleição para governador, no mínimo um ou 2 deputados poderão ser secretários e a pessoa terá possibilidade de assumir e com isso facilita, já em partido pequeno você elege um e fica mais difícil o suplente assumir uma cadeira e as pessoas estão começando a ter essa noção”, explicou Mádison.

“Vejo que agora o MDB poderá fortalecer ainda mais a sua base tanto para deputado federal quanto para estadual”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.