Fechar
GP1

Eleições 2022

Lula foi o candidato mais votado nos presídios do Piauí; veja lista

Os dados das cinco casas de detenção foram obtidos através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o candidato a Presidência da República mais votado nos presídios do Piauí no 1º turno das eleições, de acordo com o levantamento realizado pelo GP1 na noite desta sexta-feira (14), levando em conta os resultados de cinco locais de votação em presídios do interior do Piauí, que estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O levantamento apontou que, de 194 votos nas cinco casas de detenção, o candidato petista teve 178 votos, contra somente 9 do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) receberam 2 votos cada nas casas de detenção analisadas. Brancos ou nulos somaram 3 votos. Considerando os votos válidos destes locais, Lula venceu com aproximadamente 93%.

Foto: Carlos Elias Junior/Fotoarena/Estadão ConteúdoLula
Lula

Segundo o TSE, o direito ao voto é garantido pela Constituição a duas categorias de presos: os que estão em prisão provisória e aos adolescentes internados por medida socioeducativa.

Preso provisório é aquele cuja sentença ainda não teve trânsito em julgado, ou seja, quando ainda cabe recurso ao processo. Em outras palavras, é o suspeito que ainda não foi a julgamento ou não recebeu uma condenação definitiva. Esse tipo de prisão é excepcional e ocorre em casos específicos, como quando a liberdade do suspeito coloca em risco outras pessoas ou abre margem para a destruição de provas, por exemplo.

Veja a lista

Local de votação Cidade Lula (PT) Jair Bolsonaro (PL) Ciro Gomes (PDT) Simone Tebet (MDB) Branco ou Nulo
Penitenciária Regional de Oeiras Oeiras 38 00 00 00 00
Penitenciária Gonçalo de Castro Lima – Vereda Grande Floriano 44 03 01 00 00
Penitenciária José de Deus Barros Picos 76 02 00 02 02
Penitenciária Regional Prefeito Luiz Gonzaga Rebelo Esperantina 08 02 01 00 01
Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez SantaMaria São Raimundo Nonato 12 02 00 00 00
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.