Fechar
GP1

Eleições 2024

Juiz vê irregularidades e manda suspender pesquisa eleitoral em São Gonçalo do Piauí

Segundo a decisão do juiz Ronaldo Paiva Nunes Marreiro, parte da pesquisa foi feita em outra cidade.

A Justiça Eleitoral determinou no final da tarde desta terça-feira (05) a suspensão da divulgação de pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Credibilidade no município de São Gonçalo do Piauí.

O juiz Ronaldo Paiva Nunes Marreiro, da 30ª Zona Eleitoral de São Pedro do Piauí, acatou representação feita pela Comissão Provisória do Partido dos Trabalhadores, que apontou irregularidades na metodologia aplicada. O partido apontou como irregularidade a ausência de ponderação em relação a todo o eleitorado; o que pode gerar direcionamento da pesquisa, alegando que não há proporcionalidade em relação ao número de entrevistados em diversos bairros/localidades e o eleitorado do Município.

A representação cita como exemplo a localidade “Os Feitosas” que tem, em média, 62 eleitores e, considerando a proporção referente ao eleitorado, este corresponde a 1,34%, porém a pesquisa entrevistou 15 pessoas, o que corresponde a 5% do plano amostral. O mesmo aconteceu com as localidades Mandacaru e Lagoa Vermelha.

Um detalhe escandaloso e que chama atenção é o fato de parte da pesquisa ter sido realizada em localidades que sequer fazem parte do município de São Gonçalo do Piauí, a exemplo da “Toca da Vaca" e "Lagoa do Saco”, o que pode provocar, no entendimento do magistrado, o desvirtuamento da intenção do eleitorado, a qual deveria ser objeto da pesquisa, pois moradores de outros municípios não devem opinar em pesquisas eleitorais sobre a vida política de São Gonçalo do Piauí.

O magistrado determinou, liminarmente, a suspensão da divulgação de pesquisa, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.