O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista concedida nesta quarta-feira ao site ICL Notícias, que ainda não decidiu se será candidato à reeleição. Segundo ele, a definição depende da apresentação de um novo programa de governo e deve ocorrer no contexto da convenção partidária prevista para o mês de junho.
Durante a entrevista, Lula mencionou ações realizadas pelo governo, mas reconheceu que os resultados ainda não produziram mudanças suficientes na situação do país. “Eu não decidi se serei candidato ainda. Vai ter uma convenção em junho e eu, para decidir ser candidato, vou ter que apresentar um programa, vou ter que apresentar uma coisa nova para esse país”, afirmou o presidente.
Questionado sobre sua posição no cenário eleitoral, Lula disse que existe a possibilidade de disputar novamente o cargo, mas destacou a necessidade de articulação política. De acordo com ele, será preciso construir uma aliança partidária capaz de sustentar uma candidatura competitiva. “Todo mundo sabe que dificilmente eu deixarei de ser candidato, porque vai ter a convenção”, declarou.
Na semana passada, o presidente citou o nome do ex-ministro da Educação, Camilo Santana, como uma liderança que pode ganhar projeção nacional. Lula afirmou que o ex-governador do Ceará deve percorrer o país nos próximos meses, com o objetivo de ampliar sua visibilidade política e fortalecer sua atuação dentro do partido.
A entrevista também abordou o cenário político e os desafios para a formação de alianças. Lula indicou que a construção desse apoio será um fator determinante para a definição de sua candidatura, além de influenciar diretamente a estratégia eleitoral a ser adotada pelo partido nas próximas eleições.
Davi Fernandes
Ver todos os comentários | 0 |