Fechar
GP1

Entretenimento

New York Times cria lista com o melhor da música brasileira

Clássicos como 'Asa Branca' e 'Carinhoso' aparecem na lista do jornal norte-americano.

O jornal norte-americano “New York Times” descreve a música brasileira como “casual e sedutora na superfície, engenhosa e com múltiplas camadas por dentro”. Com o início da Olimpíada no Rio de Janeiro, quatro críticos de música do jornal reuniram 30 canções-chaves em um playlist para iniciantes.Os críticos disseram que este é “um ótimo momento para descobrir quão vasta e profunda a música brasileira pode ser, além dos estereótipos dos espalhafatosos desfiles de carnaval e da suave bossa nova à beira da praia”.

  • Foto: DivulgaçãoMilton NascimentoMilton Nascimento

A lista inclui composições como “Carinhoso” (1928), choro de Pixinguinha, que, segundo o jornal é uma espécie de “Scott Joplin do Brasil”; o clássico baião de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “Asa Branca”, que para os críticos é “um hino para todos os saudosos de casa que se mudam para a cidade grande”, e “ O Mundo é um Moinho”, samba de Cartola, “uma doce canção sobre um amargo conselho a uma jovem”.

De acordo com a Folha, a seleção comtempla obras de músicos como João Gilberto, Dorival Caymmi e Antônio Carlos Jobim, mas também surpreende e atualiza os estrangeiros com as canções de Ava Rocha, Sepultura e Mc Bin Laden. Artistas já consagrados como Hermeto Pascoal, Chico Science, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento também não ficaram de fora da lista.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.