Fechar
GP1

Entretenimento

Ashton Kutcher diz que está recuperado de vasculite e vai correr maratona

Ator revelou pelo Twitter sua luta contra doença autoimune que atinge visão, audição e equilíbrio.

O ator Ashton Kutcher usou sua conta no Twitter para tranquilizar fãs e dizer que já se recuperou da crise de vasculite que o atingiu três anos atrás - e que vai correr a Maratona de Nova York, em novembro.

A história de sua luta contra a vasculite - uma doença autoimune que inflama os vasos sanguíneos - foi revelada em um episódio ainda inédito de Running Wild With Bear Grylls: The Challenge, da National Geographic. Durante cerca de um ano, Ashton Kutcher teve dificuldade em ver, ouvir e andar.

Como mostra um trailer do episódio, Kutcher falou de suas dificuldades de saúde enquanto caminhava por uma floresta densa com o aventureiro Bear Grylls, apresentador do programa. "Você realmente não aprecia isso até que percebe: 'Não sei se vou poder ver novamente. Não sei se vou ser capaz de ouvir novamente. Não sei se vou conseguir andar de novo'", disse Kutcher, conhecido por seus papéis em That '70s Show e Efeito Borboleta.

"Tenho sorte de estar vivo", acrescentou.

Na prévia, Grylls chamou a experiência de Kutcher com vasculite de "uma jornada aterrorizante", mas que tornou o ator forte e resiliente. "O que se pode dizer sobre sobrevivência? Tempestades tornam você mais forte, e acho que ele é a prova viva disso", acrescentou Grylls.

Sintomas e causas da vasculite

Não está claro de que tipo de vasculite Kutcher sofria - gravidade e duração variam de acordo com o tipo - ou o que desencadeou seu caso, mas a maioria dos tipos da doença é considerada rara. Aqueles que têm vasculite geralmente sofrem de inchaço dos vasos sanguíneos que reduz o fluxo sanguíneo e pode levar a danos nos tecidos.

Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça e fadiga. Dependendo das partes do corpo afetadas, a doença também pode causar zumbido nos ouvidos, dormência nas extremidades e sangramento nos pulmões. As complicações da vasculite podem ser tão graves quanto cegueira ou aneurisma.

As causas da vasculite não são totalmente compreendidas, mas medicamentos e infecções foram desencadeantes em alguns casos. A condição pode ser "curto prazo" ou "longa duração", de acordo com a Clínica Mayo. Os corticoides são geralmente prescritos para pacientes com vasculite para ajudar a controlar a inflamação, embora os efeitos colaterais do uso de esteróides a longo prazo possam ser significativos.

Doenças autoimunes e a pandemia de covid-19

O mistério em torno da doença autoimune se aprofundou durante a pandemia de coronavírus. As autoridades de saúde da cidade de Nova York e do Reino Unido alertaram no ano passado para uma possível ligação entre a covid-19 e a doença de Kawasaki, um tipo de vasculite que ocorre principalmente em crianças pequenas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA disseram que os pesquisadores estão tentando aprender mais sobre o que pode desencadear o aparecimento da doença de Kawasaki, e os médicos alertaram contra o estabelecimento de conexões precipitadas.

As complicações da doença mataram o diretor de comédia, escritor e ator Harold Ramis em 2014. Ramis, que apareceu em uma longa lista de clássicos da comédia como Ghostbusters e Feitiço do Tempo, teve que reaprender a andar depois de ser acometido pela doença e morreu três anos após uma recaída, informou o Chicago Tribune.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.