Fechar
GP1

Vitória - Espírito Santo

Ministério da Saúde monitora 1ª suspeita de gripe aviária em humanos

A gripe aviária pode ser transmitida por meio do contato com aves doentes, vivas ou mortas.

O Ministério da Saúde investiga um caso suspeito de influenza aviária A (H5N1), ou gripe aviária, no Estado do Espírito Santo. Trata-se de um homem de 61 anos de Vitória, que trabalha no mesmo parque onde uma ave contaminada foi encontrada. O paciente apresenta sintomas gripais leves e está em isolamento.

Conforme o Ministério da Saúde, a gripe aviária pode ser transmitida por meio do contato com aves doentes, vivas ou mortas. No entanto, a infecção entre aves e pessoas não acontece com facilidade.

Se confirmado, este será o primeiro caso de contaminação em humanos pelo influenza A no Brasil. "É Importante ressaltar que não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil”, disse o Ministério da Saúde em nota.

Outras 32 pessoas que também trabalham no local tiveram amostras recolhidas para investigação. O material está em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo, e depois será enviado para a Fiocruz, laboratório de referência para o Estado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.