Fechar
GP1

Internacional

Canadá impõe tarifas de 25% sobre produtos dos EUA em resposta a Trump

Canadá cobrará uma taxa de 25% sobre produtos americanos no valor de 155 bilhões de dólares canadenses.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta terça-feira (4) a aplicação de tarifas sobre produtos dos Estados Unidos, em resposta às taxas impostas pelo presidente americano Donald Trump, que entraram em vigor no mesmo dia. O Canadá cobrará uma taxa de 25% sobre produtos americanos no valor de 155 bilhões de dólares canadenses (US$ 107,59 bilhões), sendo que a tarifa sobre alguns produtos já começou a valer, enquanto outras começarão a ser aplicadas em até 21 dias, caso os EUA mantenham as tarifas em vigor.

Trudeau afirmou que não há justificativa para as ações do governo dos EUA e que as medidas canadenses são uma resposta direta a essa política protecionista. Entre os produtos atingidos pelas tarifas estão a cerveja, o vinho, o bourbon, os eletrodomésticos, o suco de laranja e diversos outros itens. O premiê ressaltou que o Canadá não tem outra opção a não ser reagir às imposições unilaterais de tarifas, que afetam diretamente a economia canadense.

Foto: Reprodução/CopilotEUA e Canadá
EUA e Canadá

O governo canadense também havia cogitado anteriormente a aplicação de tarifas sobre outros produtos, como carne, legumes e eletrônicos, mas suspendeu essas medidas após negociações com os Estados Unidos. No entanto, com a decisão final de Trump, as tarifas anunciadas entrarão em vigor, impactando uma série de indústrias. A medida do Canadá é uma resposta direta à imposição de tarifas sobre o comércio com o México e a China, além de atingir produtos cruciais como automóveis e peças de veículos.

Por sua vez, o presidente Donald Trump afirmou que não há espaço para negociações, reiterando que as tarifas de 25% serão aplicadas a todos os produtos importados do Canadá e do México. Em contrapartida, o Canadá também prepara-se para aplicar tarifas adicionais sobre produtos importados dos Estados Unidos, como uma forma de neutralizar as tarifas impostas.

As tensões comerciais entre os países impactaram o mercado financeiro, com quedas significativas no índice S&P 500 e nas ações de grandes empresas dos Estados Unidos, como Nvidia e ConocoPhillips.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.