O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (24) estar “descontente” com os recentes ataques da Rússia contra a capital ucraniana, Kiev. A manifestação veio após uma das ofensivas mais intensas dos últimos meses, envolvendo mísseis e drones russos.
“Não estou feliz com os ataques russos a Kiev. Desnecessários e em um momento ruim. Vladimir [Putin], CHEGA!”, escreveu o presidente americano em publicação na Truth Social, sua plataforma digital. “Morrem 5.000 soldados por semana. Vamos fazer um acordo de paz!”, completou.

De acordo com autoridades ucranianas, o ataque deixou ao menos nove mortos e mais de 70 feridos em diferentes bairros da cidade. Entre os alvos atingidos estavam prédios residenciais e comerciais. O Ministério da Defesa da Rússia, no entanto, negou que tenha atingido estruturas civis.
A declaração de Trump marca uma rara crítica pública ao governo russo desde o início de seu mandato, em janeiro, quando assumiu com o compromisso de encerrar a guerra na Ucrânia. Até agora, suas críticas se concentravam majoritariamente no presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, a quem acusa de dificultar negociações de paz.
Na véspera do ataque, Trump voltou a responsabilizar Zelensky pelo impasse diplomático, citando a recusa do ucraniano em considerar a Crimeia — anexada pela Rússia em 2014 — como território russo. Segundo a imprensa americana, o reconhecimento da península como parte da Rússia seria uma das exigências incluídas pela Casa Branca no plano de paz proposto à Ucrânia.
Ver todos os comentários | 0 |