Fechar
GP1

Internacional

Estados Unidos anunciam sanções para enfraquecer o Irã

Objetivo é dificultar o avanço dos programas iranianos de mísseis balísticos, drones e armamentos.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (20) novas sanções contra o Irã, com foco em empresas e indivíduos ligados ao desenvolvimento de armamentos. As medidas atingem um navio, oito companhias e um cidadão iraniano, sob a acusação de facilitar o envio de equipamentos sensíveis ao setor de defesa do país. O objetivo é dificultar o avanço dos programas iranianos de mísseis balísticos, drones e armamentos assimétricos.

Entre os alvos das sanções estão a Rayan Roshd Afzar Company (RRA) e a Towse Sanaye Nim Resanaye Tarashe, duas empresas iranianas que, segundo o Tesouro americano, receberam equipamentos transportados pela embarcação panamenha Shun Kai Xing, operada por companhias de Hong Kong e Singapura. A ação foi baseada na Ordem Executiva 13382, que busca bloquear ativos de proliferadores de armas de destruição em massa e seus apoiadores.

Foto: Reprodução/InstagramPresidente Donald Trump
Presidente Donald Trump

O Departamento do Tesouro destacou que as empresas envolvidas tentaram burlar sanções por meio da falsificação de documentos. O comandante do navio, o chinês Zhang Yanbang, teria removido os nomes das empresas iranianas como destinatárias da carga. A operação também envolveu empresas da China e Turquia, como a Unico Shipping, Futech Co Limited, Dongguan Zanyin Machinery, Athena Shipping, V-Shipping e Edisa Dis Ticaret.

Além das empresas, executivos como Mohsen Parsajam, Farshad Hakemzadeh, Seyyed Reza Ghasemi e Mohammad Rezai foram identificados como responsáveis pelas aquisições ilegais. Rezai, por exemplo, atua diretamente na pesquisa e nos testes de mísseis da Guarda Revolucionária iraniana. O conglomerado Rayan Fan Kav Andish, controlador da RRA, também foi citado como peça-chave no desenvolvimento de tecnologias para drones militares.

As sanções determinam o bloqueio de bens nos Estados Unidos e proíbem transações com cidadãos ou entidades americanas. Empresas estrangeiras que mantiverem negócios com os alvos podem ser incluídas em sanções secundárias, o que restringe seu acesso ao sistema financeiro dos EUA. De acordo com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, as medidas buscam conter o avanço bélico iraniano e pressionar por uma mudança de comportamento do regime.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.