Fechar
GP1

Internacional

Ditador Daniel Ortega declara fim de eleições na Nicarágua

A declaração aconteceu durante participação do ditador em um ato em Manágua no último domingo (19).

O ditador Daniel Ortega declarou nesse domingo (19) o fim das eleições na Nicarágua com o objetivo de impedir que a oposição alcance o poder. Durante participação em um ato em Manágua de comemoração ao 47º aniversário da Revolução Sandinista, o ditador anunciou o fim da alternância de poder.

A declaração acontece em meio a denúncias de opositores sobre fraudes eleitorais e que o governo retirou da sociedade civil todos os seus direitos. A maioria dos opositores de Ortega vivem em exílio, mas mesmo assim, o ditador afirmou que eles estão “à espreita”.

Foto: DivulgaçãoDaniel Ortega
Daniel Ortega

Segundo “Eles gostariam de vencer as eleições para lucrar com as escolas. Mas que esqueçam isso: aqui não haverá mais eleições, para que não tentem, por esse caminho, tomar o governo e o poder”, afirmou.

Com 80 anos, o ditador Daniel Ortega é um ex-guerrilheiro que governa a Nicarágua desde 2007. O país tem eleições gerais previstas para acontecer em novembro, entretanto, as reformas constitucionais que entraram em vigor no início de 2025 ampliaram o mandato presidencial para seis anos.

Dessa forma, as próximas eleições devem acontecer somente em novembro de 2027. O coletivo Nicaragua Nunca Más denunciou a violação de direitos no país sob o regime liderado por Ortega. “A Frente Sandinista tornou-se praticamente um partido único, sem oposição real dentro da Nicarágua”, disse o coordenador da organização, Salvador Marenco.

Além disso, ele também expôs os fechamento de mais de 5.600 entidades da sociedade civil, cassação de partidos políticos e encerramento de veículos de comunicação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.