Fechar
GP1

Internacional

Memorial do Holocausto é vandalizado na Alemanha

Os criminosos chegaram a derrubar a coluna de pedra no memorial, que precisará de reparos profundos.

Um memorial do Holocausto, localizado na cidade de Baden-Baden, na Alemanha, foi alvo de graves atos de vandalismo nesta semana.

Os criminosos, conforme a emissora pública regional SWR, chegaram a derrubar a coluna de pedra localizada no memorial, que, segundo as autoridades, precisará de reparos profundos.

A investigação ainda avalia "todas as possibilidades", de acordo com um porta-voz do governo de Baden-Baden. O memorial foi deliberadamente danificado, com base nas evidências encontradas no local, em um ato politicamente motivado, e não espontâneo.

Michael Blume, comissário que investiga casos de antissemitismo na cidade alemã, declarou à SWR que é necessário "acabar com essa loucura", referindo-se ao ódio contra judeus no mundo.

A prefeitura local repudiou os atos em um comunicado: “O memorial relembra o capítulo mais sombrio da história alemã. Um ataque a este símbolo é, simultaneamente, um ataque aos valores fundamentais da sociedade da cidade”, diz o texto.

Outra manifestação veio da Comunidade Israelense de Baden-Baden (IKG), que classificou o episódio como um "ato hediondo", com uma mensagem política clara, já que ocorreu na noite após o Tisha B’Av — o dia anual de jejum dos judeus em lamentação à destruição dos Templos Judaicos em Jerusalém.

O memorial foi erguido, segundo o jornal Times of Israel, pela cidade de Baden-Baden em 1988, em homenagem à comunidade judaica local, que foi presa em 10 de novembro de 1938 pelos nazistas e forçada a assistir enquanto uma sinagoga era queimada e saqueada.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.