Fechar
GP1

Timon - Maranhão

Homem é condenado por matar bombeiro e esposa na BR 316 em Timon

A decisão do juiz José Elismar Marques, titular da Vara de Execução Penal, foi dada no dia 02 de junho.

O juiz José Elismar Marques, titular da Vara de Execução Penal de Timon, condenou o motorista Alex Furtado da Silva a 8 anos 1 mês e 26 dias de cadeia pelas mortes do soldado do Corpo de Bombeiros do Piauí, Lucas Soares Alves Silva, e de sua esposa, Raynara Mesquita, estudante da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ocorridas no dia 18 de agosto de 2020, durante um acidente na BR 316, em Timon. A decisão do juiz José Elismar Marques foi dada em 02 de junho de 2021.

O magistrado destacou que “o réu era o condutor do veículo que invadiu a contramão de direção em trecho de BR em que é proibida a ultrapassagem, vindo a colidir frontalmente com a motocicleta pilotada pela vítima, que estava acompanhada da esposa no instante do acidente. As escusas do réu, de que não estaria sob influência de álcool, restam afastadas ante o encarte de laudo clínico de embriaguez em que o médico perito legal identificou sinais próprios, tendo registrado que o réu se encontrava desorientado alo psiquicamente, confuso, não sabendo informar em que dia do mês se encontrava, além de fala arrastada, fáceis congestas, conjuntivas hiperemiadas, marcha atáxica, com perda de equilíbrio e sem coordenação motora em membros superiores”, diz trecho da decisão.

Foto: Reprodução/WhatsAppAcusado de provocar acidente que matou o Soldado Lucas e sua esposa
Alex provocou acidente que matou o soldado Lucas e sua esposa

Em sua defesa, Alex Furtado da Silva narrou que momentos antes do acidente teria se abaixado para pegar o celular enquanto dirigia, tendo mensurado de forma errada o tempo necessário à manobra, acabando por ser surpreendido por um caminhão que se deslocava naquela pista no mesmo instante e que o fez desviar e atingir as vítimas.

O juiz ponderou que “tal hipótese também não encontra suporte no conjunto de provas colacionadas aos autos, eis que, o exame pericial não fez qualquer menção a essa possibilidade ou a achados que pudessem indicar a ocorrência do episodio relatado”, frisou.

O magistrado avaliou aspectos, quanto à dosimetria da pena, tais como conduzir veículo automotor sob influência de álcool e não possuir Carteira Nacional de Habilitação, tendo como resultado final morte no trânsito, e a fixou em 08 anos 11 meses e 26 dias de reclusão, devendo ser cumprida em regime inicial fechado por homicídio culposo.

Foto: Reprodução/FacebookSoldado Lucas Soares e Raynara Mesquita
Soldado Lucas Soares e Raynara Mesquita

O juiz ainda determinou ao sentenciado o pagamento da quantia de R$ 28.00,00 (vinte e oito mil reais), considerando os danos materiais - no caso a perda total da moto (CG 150, Honda, ano 2015) ocupada pelas vitimas, no valor mínimo de reparação no importe de R$ 8.000,00 (oito mil reais), além de indenização mínima por morte a ser paga aos familiares das vitimas, no valor de 10.000,00 (dez mil reais) por cada uma, devendo o valor ser corrigido monetariamente ate o pagamento.

Entenda o caso

Uma colisão frontal envolvendo uma motocicleta e um carro modelo Sandero, deixou o soldado Lucas Soares, do Corpo de Bombeiros do Piauí, e sua esposa mortos na tarde desta terça-feira (18) por volta de 15h, na BR 316, nas proximidades do Residencial Novo Tempo, no município de Timon.

O GP1 apurou que a vítima estava trafegando na motocicleta na BR 316 com sua esposa como passageira, quando o motorista do veículo Sandero invadiu a contramão e colidiu frontalmente com a moto, deixando o casal morto.

De acordo com o sargento Rodney, do Corpo de Bombeiros de Timon, que presenciou o acidente, o condutor do veículo Sandero teve ainda a chance de desviar da motocicleta conduzida pela vítima, porém sequer freou o carro. Devido a colisão, a motocicleta da vítima ficou completamente destruída e os condutores de veículos que estavam no local, acionaram o Corpo de Bombeiros de Timon para a ocorrência. A suspeita inicial é que o motorista do Sandero estava sob efeito de bebida alcoólica.

Câmera de segurança flagrou a colisão

O acidente ocorreu no dia 18 de agosto deste ano, na BR 316, em Timon, e envolveu um veículo de modelo Sandero, de cor branca, e a motocicleta do soldado, que estava com sua esposa. As imagens de uma câmera de segurança mostram o condutor do Sandero invadindo a contramão e, pelo registro, é possível ver que ele não desviou da moto do casal.

Uma câmera de segurança de uma residência flagrou o momento exato da colisão que tirou a vida do soldado Lucas Soares Silva e deixou sua esposa gravemente ferida na tarde desta terça-feira (18), na BR 316, nas proximidades do Residencial Novo Tempo em Timon. #portalgp1 #gp1 #br316

Posted by GP1 - O 1º Grande Portal de Notícias do Piauí on Monday, September 14, 2020

A colisão frontal foi extremamente violenta e, por conta do impacto, Lucas Soares, que pilotava a moto, foi arremessado a uma longa distância. Sua esposa também foi arremessada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.