Fechar
GP1

São Luís - Maranhão

Terreiro Fanti Ashanti sofre intolerância de evangélicos em São Luís

A primeira casa de Candomblé do Maranhão, foi alvo de protestos de cunho intolerante, nesse domingo (24).

A tradicional Casa Fanti Ashanti, que é a primeira casa de Candomblé do Maranhão, foi alvo de protestos de cunho intolerante, nesse domingo (24), em São Luís. Internautas denunciaram que o caso aconteceu no final da tarde, quando um grupo de religiosos evangélicos se dirigiu até a frente do templo para fazer uma manifestação.

No vídeo que o internauta João Gabriel registrou, é possível observar que o grupo, composto por dezenas de evangélicos, fica bem próximo ao templo religioso com um carro de som e faixas, enquanto os candomblecistas assistem da calçada as manifestações do grupo.

Os integrantes do templo de Candomblé manifestaram indignação com a atitude do grupo protestante e clamaram por respeito. "Não vamos permitir que atos racistas e intolerantes aconteçam. Hoje estão na calçada, amanhã entram e tacam fogo. Xangô é justiça!", bradou um candomblecista. "Toda solidariedade a Casa Fanti Ashanti! Tem que ser criado um constrangimento legal para esse povo que ataca a fé alheia", afirmou um segundo internauta.

Ainda no domingo, a direção da casa religiosa emitiu uma nota de repúdio ao acontecimento. "Não podemos tolerar esse tipo de desrespeito ao direito das pessoas de manterem as suas crenças religiosas, o amor em qualquer vertente de manifestações de fé reina muito mais que ódio!", diz um trecho da nota.

Saiba mais sobre a Casa Fanti Ashanti

Um dos mais conhecidos e respeitados templos de Candomblé do Brasil, a Casa Fanti-Ashanti fica localizada no bairro do Cruzeiro do Anil, em São Luís, no Maranhão.

Além de ser adepta do candomblé da nação Jeje-Nagô, realiza-se o culto também o Tambor de Mina. A Casa foi fundada em 1954 e dirigida pelo babalorixá Euclides Menezes Ferreira. Atualmente é comandada por Mãe Isabel de Xangô com Oxum.

Confira a nota de repúdio na íntegra

"A Casa de Oxalá vem por meio dessa nota repudiar o ato grave de intolerância religiosa que ocorreu na porta da Casa Fanti Ashanti, uma das mais importantes e respeitadas casas de axé do nosso Estado/ País.

Não podemos tolerar esse tipo de desrespeito ao direito das pessoas de manterem as suas crenças religiosas, o amor em qualquer vertente de manifestações de fé reina muito mais que ódio!

Hoje graças a muita luta do nosso povo temos uma lei que garante que o Estado brasileiro é laico, o que coaduna com o que está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como outra lei, que prevê punição para crimes de discriminação, ofensa e injúria praticados em virtude de raça, cor, etnia, procedência nacional ou religião com punição de um a três anos de reclusão e aplicação de multa para quem praticar ou incitar ualquer ato discriminatório por motivo de, entre outros fatores, prática religiosa.

Celebre seus ancestrais, cultive suas raíze, louve a Exu em praça pública, combata a intolerância religiosa!".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.