Fechar
GP1

Maranhão

PF apreende 478 kg de maconha na 4ª fase da Operação Fusarium

De acordo com a PF, as ações ocorreram na região do nordeste brasileiro e ainda fora do país.

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou a 4ª fase da Operação Fusarium e apreendeu 478 kg de maconha e ainda erradicou cerca de 95 mil pés, 11 mil mudas e 9 mil sementes de cannabis sativa nas terras indígenas do Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, todas as áreas nas proximidades de Centro do Guilherme – MA e Centro novo- MA. As ações ocorreram de 26 de julho a 04 de julho.

De acordo com a PF, as ações ocorreram na região do nordeste brasileiro (Pernambuco e Bahia) e ainda fora do território nacional, no Paraguai, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no estado do Maranhão, desarticular a comercialização de drogas na região, identificar os envolvidos, individualizar condutas ilegais e agir na movimentação financeira dos criminosos.

Foto: Divulgação/PF-MAPlantação de maconha erradicada pela Polícia Federal
Plantação de maconha erradicada pela Polícia Federal

Todas as substâncias entorpecentes encontradas, incluindo pés, mudas, sementes e plantas já colhidas, perfazem, cerca de 32 toneladas, as quais foram devidamente incineradas.

Uso de tecnologia

Para a identificação das plantações ilícitas foram utilizadas imagens de satélites por meio do Programa Brasil MAIS. Essa tecnologia permite o acesso e compartilhamento das imagens diárias de uma constelação de mais de 130 satélites.

Foto: Divulgação/PF-MAMaconha pronta para comercialização
Maconha pronta para comercialização

Participaram da 4ª fase da Operação Fusarium 75 policiais federais, além de servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais - IBAMA, e de militares do Corpo de Bombeiros Militar Estado do Maranhão - CBM/MA.

A ação contou ainda com o apoio de três helicópteros, sendo dois da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal – CAOP e um do IBAMA.

A operação foi denominada FUSARIUM em alusão a fusariose: doença infecciosa causada por um fungo oportunista, o Fusarium spp., que pode ser encontrado no ambiente, principalmente em plantações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.