Alunos do ensino médio do Centro de Ensino Acrísio Figueiredo, em São João Batista (MA), protagonizaram uma apresentação durante uma gincana escolar que gerou polêmica. No vídeo que viralizou no último sábado, os estudantes utilizaram uma tenda com o nome “motel” para simular atos sexuais, incluindo danças com caráter erótico.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) manifestou repúdio à situação, alegando que o roteiro da apresentação foi alterado pelos alunos sem autorização prévia. A data do evento não foi informada. Em nota, a Seduc afirmou que "repudia a exposição indevida de estudantes e reafirma seu compromisso com a oferta de um ensino de qualidade e com a formação integral dos maranhenses".
A gestora regional de Educação, Maria da Purificação Nunes Costa Soares, classificou a apresentação como "totalmente inadequada" e destacou que a atividade não estava prevista no plano de ação da escola enviado à Unidade Regional de Educação (URE). Ela ainda criticou a falta de alinhamento com as diretrizes pedagógicas, apontando “inexperiência da gestão responsável pela autorização e despreparo do professor envolvido”.
Conforme a Seduc, a gincana interclasses, evento previsto no plano anual da escola há quatro anos, tem como objetivo estimular o desenvolvimento artístico, cultural, esportivo e solidário dos estudantes. O planejamento do evento, incluindo músicas e apresentações, deve ser previamente aprovado por professores e pela gestão escolar.
Rodrigo Mendes
Ver todos os comentários | 0 |