Fechar
GP1

Barbacena - Minas Gerais

Mártir assassinada aos 20 anos é beatificada em Minas Gerais

A beata é mais um símbolo de jovem brasileira que resistiu a violência do corpo na defesa da alma.

Foi realizada nesse sábado (10), em Barbacena, a cerimônia de beatificação da estudante Isabel Cristina, brutalmente assassinada aos 20 anos por um homem que montava um guarda-roupa em sua casa e tentou estuprá-la. A cerimônia que reuniu cerca de 10 mil fiéis foi presidida pelo cardeal Raymundo Damascena Assis, arcebispo de Aparecida (SP).

O Papa Francisco reconheceu em outubro de 2020 seu martírio, mas por conta da Covid-19 a sua beatificação foi adiada. “O martírio de Isabel Cristina nos leva também a pedir a Deus a graça de que as mulheres sejam respeitadas em sua dignidade; que cessem a exploração e os crimes sexuais contra as mulheres; que cesse o feminicídio! Não tenhamos medo de romper as cadeias da violência e da opressão”, afirmou dom Raymundo Damasceno.

Foto: Reprodução/Instagram Arquidiocese de MarianaVirgem e Mártir Isabel Cristina
Virgem e Mártir Isabel Cristina

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena. Ela se mudou para Juiz de Fora (MG) em 1982, para começar o pré-vestibular, seu sonho era ser pediatra. Isabel era uma jovem viscentina que tinha grande vivência católica.

Em setembro do mesmo ano, um homem foi montar um guarda-roupa no apartamento para onde tinha se mudado com seu irmão, Paulo Roberto. O homem então tentou violentá-la, e, ao resistir a violência, Isabel foi amarrada, amordaçada e morta com 15 facadas.

Outra beata vítima de violência

Em outubro, a cearense Benigna Cardoso da Silva foi beatificada no Crato, sertão do Ceará. A jovem foi assassinada aos 13 anos, em 1941, por um rapaz quatro anos mais velho, que a perseguia.

Com medo do rapaz, a jovem pediu ajuda ao pároco da cidade, o padre Cristiano Coelho, que a aconselhou a ir estudar na sede do município e deu de presente para ela uma bíblia, que segundo sua biografia, era seu livro de cabeceira.

Raul Alves, seu assassino, estava à espreita quando Benigna foi a um poço pegar água. Ao vê-la tentou estuprá-la. Com a resistência da jovem, Raul a matou com golpes de facão. Benigna é símbolo de pureza e castidade para os católicos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.