O jornalista da BBC, Edward Lawrence, foi preso na noite desse domingo (27) pela polícia de Xangai enquanto cobria protestos anti-lockdown. O Governo chinês disse que ele não apresentou credenciais de jornalista.
Vídeos que circulam as redes sociais mostram o momento da prisão do jornalista, que também foi agredido pela polícia com chutes, enquanto filmava a multidão no maior protesto em Xangai. Edawrd foi liberado horas depois.
????China ????????: O jornalista da BBC news, Ed Lawrence, foi preso pela polícia em Xangai.
— Ivan Kleber (@lordivan22) November 27, 2022
Um porta-voz da BBC disse: “A BBC está preocupada com o tratamento dado ao nosso jornalista, que foi preso enquanto cobria os protestos em Xangai. Ele foi detido por horas e já foi liberado” pic.twitter.com/FyQtOfhKQK
“É muito preocupante que um de nossos jornalistas tenha sido atacado desta forma enquanto cumpria suas funções”, afirmou a BBC. A emissora também informou que não recebeu nenhuma explicação ou pedido de desculpas oficial da China.
Há algumas horas, o jornalista Edward Lawrence, da BBC, foi preso em Xangai.
— Rodrigo da Silva (@rodrigodasilva) November 28, 2022
Um amigo disse que @EP_Lawrence virou alvo dos policiais apenas porque estava filmando os protestos. https://t.co/8DbhEqjz6I pic.twitter.com/YruADjsGid
Protestos contra a política Covid-zero adotada na China eclodiram em várias cidades. Os manifestantes também pedem a saída do ditador chinês Xi Jinping, que tem forçado o lockdown e a quarentena.
Ver todos os comentários | 0 |