Fechar
GP1

Mundo

Homem é diagnosticado com HIV, covid e varíola dos macacos na Itália

O italiano, de 36 anos, recebeu o diagnóstico após ter retornado de uma viagem para a Espanha.

Um homem italiano, de 36 anos, é a primeira pessoa no mundo a testar positivo para o vírus HIV, para a varíola dos macacos e covid-19, simultaneamente. Ele recebeu o diagnóstico após ter retornado de uma viagem para a Espanha.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Catania, na Itália, o paciente relatou que manteve relações sexuais sem proteção com homens. Tudo começou quando o paciente apresentou febre, inflamação na garganta, dores de cabeça e uma íngua na virilha, depois de retornar da viagem para Espanha, que foi realizada entre os dias 16 e 20 de junho.

Foto: Reprodução/TwitterTeste positivo para varíola dos macacos
Teste positivo para varíola dos macacos

Mais sintomas

O italiano testou positivo para covid-19 no dia 2 de julho, três dias após apresentar os primeiros sintomas. Na mesma data em que recebeu o resultado, começou a ter coceiras no braço esquerdo, e dias mais tarde, percebeu pequenas bolhas no peito, nas pernas, no rosto e nos glúteos.

Nos dias seguintes, as lesões na aumentaram e no dia 5 de julho, o paciente procurou a emergência do Hospital Universitário de Catania, na Itália, onde recebeu o resultado positivo para a varíola dos macacos.

Na mesma ocasião, ao realizar outros exames para identificar a possibilidade de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o homem descobriu que também era portador do vírus HIV.

Tratamento

Os quadros de Covid-19 e de varíola do macaco se resolveram sem complicações. O paciente iniciou tratamento para HIV com uma combinação tripla dos medicamentos dolutegravir, abacavir e lamivudina.

"Como esse é o único caso relatado de coinfecção pelo vírus da varíola do macaco, Sars-CoV-2 e HIV, ainda não há evidências suficientes que apoiem que essa combinação possa agravar a condição do paciente", concluíram os pesquisadores da Universidade de Catania.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.