Fechar
GP1

Mundo

Ex-presidente do Paquistão, Pervez Musharraf morre aos 79 anos

O general estava hospitalizado desde julho de 2022 para o tratamento de uma doença rara, amiloidose.

O ex-presidente do Paquistão, general Pervez Musharraf, faleceu aos 79 anos neste domingo (5), em Dubai, onde estava exilado desde 2013. O exército paquistanês informou que o ex-presidente estava hospitalizado desde julho de 2022 para o tratamento de uma doença rara, amiloidose.

Em nota, altos oficiais militares prestaram condolências ao ex-presidente. “Que Allah abençoe a alma que partiu e dê força à família enlutada”, escreveram. Segundo o canal local Geo News, um voo especial com o corpo do general deve sair de Dubai com destino ao Paquistão nessa segunda-feira (06).

Foto: Reprodução/TwitterPervez Musharraf, faleceu aos 79 anos em Dubai
Pervez Musharraf, faleceu aos 79 anos em Dubai

Pervez Musharraf se autonomeou presidente do Paquistão em 2001, após tomar o poder do ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif em um golpe militar no ano de 1999. Musharraf permaneceu no poder até o ano de 2008. Seu governo foi marcado por três tentativas de assassinato pela Al Qaeda e outros militares islâmicos.

Um ano antes de sair do poder, ele suspendeu a constituição do Paquistão, bloqueou canais de TV independentes e substituiu o juiz principal, com o objetivo de estabilizar o país e combater o extremismo islâmico.

Ele também foi um forte aliado dos Estados Unidos na famosa “guerra ao terror”, após os ataques de 11 de setembro de 2001, o que fez com que Musharraf perdesse o apoio de conservadores do próprio país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.