Fechar
GP1

Mundo

Projeto de lei para antecipar eleições no Peru é arquivado pelo Congresso

O texto previa as eleições para outubro de 2023, na tentativa de acalmar os protestos em todo o país.

A presidente do Peru, Dina Boluarte, teve projeto de lei para antecipar as eleições do Peru arquivado pelo Congresso peruano. O projeto previa as eleições para outubro de 2023, na tentativa de acalmar os protestos em todo o país.

O texto nem chegou a ser debatido, e foi arquivado sob a justificativa de “tecnicalidade”, ou seja, não poderá ser avaliado até julho desse ano, data que marca o início dos trabalhos do legislativo no país.

Políticos de direita se opõem ao novo projeto por não quererem ter seus mandatos encurtados. Da mesma forma, os políticos de esquerda irão apoiar o texto apenas se ele incluir um referendo não vinculante para uma nova constituição.

Protestos em todo o país pedem eleições rápidas, após o ex-presidente Pedro Castillo ter sido deposto ao tentar fechar o Parlamento e dar um golpe de Estado. Ao todo, 58 pessoas morreram em confrontos entre manifestantes e forças de segurança durante os protestos antigovernamentais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.