Fechar
GP1

Mundo

Guerra com Hamas faz economia de Israel sofrer queda de 20%

Outros fatores que afetaram a economia incluíram a ajuda do governo na questão da habitação.

A economia de Israel sofreu uma queda acentuada de quase 20% no último trimestre de 2023, em meio à guerra contra o Hamas, em Gaza. A contração do PIB foi muito mais abrupta que os analistas haviam previsto, com a mobilização de centenas de milhares de reservistas israelenses para o combate após o ataque do Hamas em 7 de outubro.

A convocação de 300 mil reservistas, que tiveram que abandonar seus locais de trabalho e empresas para embarcar em meses de serviço militar, foi um dos principais fatores para a queda acentuada. O PIB diminuiu 19,4% em comparação com o terceiro trimestre e, em uma base puramente trimestral, a economia contraiu 5,2% em comparação com os três meses anteriores.

Outros fatores que afetaram a economia incluíram a ajuda do governo na questão da habitação para mais de 120 mil israelenses que tiveram de sair das áreas de fronteira ao norte e sul do país. Além disso, após o ataque de 7 de outubro, Israel impôs restrições severas à movimentação de trabalhadores palestinos da Cisjordânia no país, o que afetou o setor da construção e causou uma escassez de mão de obra que se tornou um fator adicional de desaceleração do crescimento econômico.

Apesar da queda acentuada no último trimestre, Israel encerrou o ano com uma economia em crescimento, com o PIB subindo 2% em 2023 em relação a 2022. No entanto, isso representa uma desaceleração significativa em comparação com o aumento de 6,5% no ano anterior. A guerra desencadeou um crescimento acentuado nos gastos do governo, que aumentaram 88% nos três meses após o início do conflito em comparação com o trimestre anterior, enquanto os consumidores gastavam 27% a menos.

As importações de bens e serviços caíram 42%, enquanto as exportações diminuíram 18%. O PIB per capita de Israel, tradicionalmente forte na economia e mais alto do que o do Reino Unido e da França, caiu 0,1% em 2023, enquanto a população cresceu 2,2%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.