Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Abertas inscrições para novos voluntários do CVV em Teresina

As inscrições podem ser feitas pela internet, através do e-mail [email protected], bastando informar o nome completo, endereço e telefone para contato. 

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Teresina vai iniciar no próximo dia 20 de julho o curso de capacitação e seleção de novos voluntários, que já está com as inscrições abertas desde o início deste mês.

Conforme o coordenador do CVV em Teresina, Eyder Mendes, o curso vai durar algumas semanas e pretende dar capacitação para os voluntários atenderem e darem apoio emocional para quem ligar para o número 188, de qualquer lugar do Brasil.

“O CVV dá esse apoio emocional por meio do número 188 e a gente precisa, por exemplo, de mais pessoas dando esse apoio emocional, vamos dar toda essa capacitação técnica e, importante ressaltar, que as pessoas não precisam ter nenhuma preparação prévia, não precisa ser graduada em nenhum curso e muito menos em psicologia, já que a gente dá um treinamento informando como ouvir e falar com as pessoas”,

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Eyder MendesEyder Mendes

“Como a gente atende pelo Brasil inteiro, a gente não para nem mesmo de madrugada. Atualmente, no Brasil, 40 lugares já funcionam pela madrugada, aqui em Teresina isso ocorre em três dias na semana, só que a gente precisa reforçar a rede, pois nesse horário se continua uma demanda muito forte, mas cai a quantidade de atendimento”, informou.

Atualmente com 36 colaboradores, o CVV de Teresina atende a mais de 2 mil ligações mensalmente, contribuindo com quem está precisando de apoio emocional e encontra no trabalho voluntário da equipe do CVV tempo e atenção necessários para ouvi-lo.

Como participar

Para ser voluntário do CVV é preciso ter disponíveis menos quatro horas semanais para o atendimento telefônico às pessoas que buscam apoio emocional; ser maior de idade e participar do curso de seleção e capacitação de novos voluntários. O Piauí, atualmente, é o estado que mais faz ligações para o CVV quando se leva em consideração o total da população do Estado. Além de Teresina, o CVV possui um posto em Parnaíba e pode receber ligações de qualquer lugar do Brasil.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Para ser voluntário é preciso ser maior de idadePara ser voluntário é preciso ser maior de idade

“O público para os voluntários não tem faixa etária exclusiva, precisa ter a partir de 18 anos sem nenhuma limitação máxima de idade, é preciso ter boa vontade de ouvir as pessoas e querer ajudar. A gente percebe nos nossos controles administrativos das ligações que chegam ao CVV, que o Piauí como todo, é quem mais liga para o CVV no Brasil. Então hoje o estado é o recordista de ligações para o CVV.”, ressaltou.

Inscrições

Para se inscrever basta informar nome completo, endereço e telefone de contato para o e-mail [email protected]. O curso será ministrado nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho e também no mês de agosto, nos dias 03, 04, 10 e 11, sempre aos sábados de 14h às 18h e aos domingos de 08h às 12h no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas – SEMCASP – localizado na Rua Álvaro Mendes, nº 861.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.