Fechar
GP1

Piauí

Arimatéia Dantas espera conseguir desbloqueio das verbas da UFPI

Nesta quinta-feira (6) houve uma audiência pública realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) para tratar do assunto. 

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Dantas, voltou a falar sobre a situação da universidade após o contingenciamento de 30% das verbas federais. Nesta quinta-feira (6) houve uma audiência pública realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) para tratar do assunto.

“Nós estamos em uma situação que já consideramos o limite. Do orçamento desse ano tivemos a liberação de 40%. Esses 40% já foram praticamente todos empenhados. Cerca de 95% dele está empenhado, 30% contingenciado. Nós esperamos que haja liberação de limites o quanto antes, imediatamente, para que possamos funcionar nos próximos meses”, disse o reitor.

  • Foto: Lucas Dias/GP1José Arimatéia Dantas LopesJosé Arimatéia Dantas Lopes

O reitor explicou que fez os planos da UFPI seguindo o cronograma orçamentário do início do ano. Apesar das dificuldades, Arimatéia não deu data específica para o funcionamento da universidade. O reitor pretende conseguir o desbloqueio das verbas.

“Não vamos dizer um prazo para funcionar porque queremos que ela funcione até o final do ano. Nós temos que trabalhar por esse desbloqueio. Sem ele não vai ter condição da Universidade funcionar plenamente, de honrar os compromissos como energia, fornecedores. Vão cortar energia? Vão deixar de fornecer?”, questionou.

Francisco Limma

"Estamos elaborando um pedido de providências que será aprovado em plenário, que será encaminhado ao governo federal, mas também ao congresso nacional e aos parlamentares federais para que possam defender os interesses da Universidade Federal no Piauí, que sem ela o Piauí não teria atingido esse patamar de desenvolvimento", disse o deputado Francisco Limma (PT), líder do Governo Wellington na Alepi.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alunos realizam protesto na UFPI contra bloqueio de verbas

Arimatéia Dantas diz que UFPI pode parar de funcionar ainda em 2019

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.