Fechar
GP1

Economia e Negócios

Bolsonaro admite que vai conversar com Guedes sobre criação de 'nova CPMF'

Presidente disse que se imposto diminuir a burocracia, está 'disposto a conversar', mas afirmou que não pretende recriar a CPMF.

O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta quinta-feira, 22, que vai conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a possibilidade de criar um imposto federal sobre transações financeiras - nos moldes da extinta CPMF. Bolsonaro sinalizou que a medida teria que servir como forma de compensação.

"Vou ouvir a opinião dele. Se desburocratizar muita coisa, diminuir esse cipoal de impostos, a burocracia enorme, eu estou disposto a conversar. Não pretendo, falei que não pretendo recriar a CPMF", disse Bolsonaro em conversa com jornalistas na saída do Palácio da Alvorada.

Nesta quarta-feira, 21, Guedes afirmou que se o tributo nos moldes da CPMF for "pequenininho, não machuca". Segundo Bolsonaro, o ministro deixou claro que é a sociedade que deve tomar a decisão sobre o imposto.

"Ele (Guedes) que falou. Ele pode falar 'vou colocar 0,10% na CPMF e em consequência acabo com tais e tais impostos", declarou. O presidente reclamou que evita falar com a imprensa sobre determinados assuntos para não ouvir que houve recuo de sua parte. Na quarta, Bolsonaro voltou a negar a possibilidade do seu governo patrocinar uma nova CPMF.

Como mostrou o Estado na nesta quinta, a Contribuição Social sobre Transações e Pagamentos (CSTP), como foi batizado o novo imposto, deverá ter uma alíquota mais baixa, de 0,22%. A ideia é criar uma “conta investimento” para isentar a cobrança da nova contribuição de aplicações na Bolsa, renda fixa e poupança, entre outras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Equipe econômica defende criação de ‘nova CPMF’ com alíquota de 0,22%

Guedes confirma intenção do governo de criar imposto nos moldes da CPMF

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.