Timon - MA

Bombeiros iniciam semana de combate ao suicídio com palestra em Timon

A palestra, que ocorreu no Colégio Militar Tiradentes V, foi voltada aos profissionais da Segurança Pública e contou com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Dmtrans e Samu.

Brunno Suênio
Teresina
- atualizado

Corpo de Bombeiros de Timon inicia semana do combate ao suicídio

Teve início na manhã desta segunda-feira (28) a semana de combate ao suicídio, promovida pelo 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Timon, com a palestra “Abordagem técnica a tentativas de suicídio”, ministrada pelo tenente Raphaello Carvalho.

A palestra, que ocorreu no Colégio Militar Tiradentes V, foi voltada aos profissionais da Segurança Pública e contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Guarda Municipal, Dmtrans e Samu, órgãos que prestam serviços rotineiros junto às comunidades na cidade de Timon.

De acordo com o tenente Raphaello Carvalho, a palestra foi realizada em função da necessidade de aproximar a linguagem entre os profissionais que lidam com situações de tentativa de suicídio, ampliando noções de técnicas de abordagem. “O objetivo dessa palestra foi integrar todos os órgãos que trabalham nesse atendimento em Timon e regiões vizinhas de forma que a gente pudesse atender os nossos pacientes de maneira mais humanizada possível. A gente sabe que a problemática do suicídio é real e nós temos ferramentas que podemos utilizar nesse atendimento, entendendo o paciente como ser humano. Então, esse atendimento humanizado foi o objetivo dessa palestra hoje”, explicou.

A programação vai contar ainda com ações nas pontes que ligam Timon a Teresina, com distribuição de mensagens de acolhimento no combate ao suicídio. “Hoje à tarde vai haver a colocação de telefones úteis e nós vamos apresentar mensagens de acolhimento a essas pessoas para que, em sentindo esses momentos de solidão, elas possa ter contato”, ampliou.

No mês de novembro, haverá um curso de "Abordagem técnica a tentativa de suicídio" voltado especificamente para profissionais da Segurança Pública e Samu de Timon.

Setembro Amarelo

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, realizam desde o ano de 2014 a campanha Setembro Amarelo dentro da programação do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que ocorre em 10 de setembro.

Estima-se que são registrados aproximadamente 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo, na maioria jovens. Um levantamento feiro pela ABP mostra que 96,8% dos registros de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba quais locais contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina

Sancionado projeto de Ciro Nogueira que criminaliza incentivo ao suicídio