Fechar
GP1

Arraial - Piauí

Camila Pitanga faz apelo em prol do Parque Serra da Capivara

O sítio arqueológico amanheceu fechado ontem (17), por falta de recursos.

Comovida com a saída da pesquisadora Nièden Guidon da presidência da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdhan), responsável pela manutenção do Parque Nacional da Serra da Capivara, a atriz global Camila Pitanga fez um pedido ao poder público, por meio do Facebook, em prol do patrimônio histórico localizado no município de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí.

A atriz conta que uma das primeiras apresentações viajando pelo Brasil, foi com a peça “O Duelo”, realizada no anfiteatro que fica dentro do parque. “Eu tive a oportunidade de conhecer parte da reserva, e é impressionante a magnitude do trabalho da arqueóloga e pesquisadora Nièden Guidon, que até ontem presidia a Fundação Museu do Homem Americano”, escreveu.

  • Foto: Reprodução/ FacebookCamila Pitanga Camila Pitanga comenta situação do Parque Serra da Capivara

A pesquisadora que administra o local desde a década de 1970, comunicou à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na última terça-feira (16), sua desistência à frente da Fumdhan por falta de recursos.

Ao tomar conhecimento do fato, Camila Pitanga fez um apelo nas redes sociais para a reabertura do local. “Muitos no Brasil ainda não têm a dimensão da representatividade das pesquisas que vêm sendo conduzidas no Parque que indicam ser ali a origem do primeiro homem americano. É um espaço que precisa ser preservado, louvado, visitado. E está aí, sem nenhum amparo do Poder Público. Precisamos cobrar providências. Proteste. Compartilhe. ?#?SalveASerraDaCapivara”, publicou.

No dia seguinte (17), o sítio arqueológico que possui mais de 130 mil hectares, abrange quatro municípios e abriga os vestígios mais antigos da ocupação humana no Brasil, e possivelmente na América, amanheceu fechado. No mesmo dia, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou por meio de nota, um repasse emergencial de um milhão de reais para o Parque Nacional Serra da Capivara. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.