Fechar
GP1

Mundo

Caminhão-bomba deixa 65 mortos na Líbia

O número de feridos passa de 100.

Nesta quinta-feira (7) um caminhão-bomba explodiu no centro da cidade Zliten, na Líbia matando ao menos 65 pessoas. Miftah Lahmadi, prefeito da cidade, disse que a explosão aconteceu no prédio em que centenas de recrutas estavam reunidos no local. O número de feridos passa de 100.

Imagem: Reprodução/TwitterExplosão deixou cerca de 65 mortos(Imagem:Reprodução/Twitter)Explosão deixou cerca de 65 mortos

Segundo O Globo, o ataque fez com que o governo Líbio decretasse estado de emergência. Até agora nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado, mas autoridades locais responsabilizam o Estado Islâmico (EI), por ter feito uma ofensiva para tentar controlar campos petrolíferos no país.

Rebelião


Os extremistas do Estado Islâmico começaram a expandir sua presença na região após a Líbia mergulhar no caos político após uma rebelião apoiada pelo Ocidente para derrubar Muamar Kadafi. Ofensivas feitas nesta semana pelos jihadistas, tomaram dois importantes terminais de petróleo líbios.

Pobreza

A Líbia é considerada um país rico em petróleo. As potências ocidentais estão pressionando as facções líbias a apoiarem um governo de unidade nacional para combater o EI, mas o plano está enfrentando resistência de grupos locais que estão em disputa pelo poder.

Ataques a França

O grupo radical Estado Islâmico confirmou que são os responsáveis pelos ataques que mataram mais de 120 pessoas em Paris, França na noite do dia 13 de novembro. O grupo declarou oficialmente que seus combatentes usaram explosivos presos aos cintos e metralhadoras para realizarem os ataques em varias locais da cidade.

O presidente da França, François Hollande declarou que os atentados a cidade "são um ato de guerra do Estado Islâmico contra a França". E que os ataques foram organizados "no exterior da França" e que contaram com "cúmplices no interior" do país.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.