Fechar
GP1

Eleições 2018

Ciro confirma apoio a Themístocles como vice e Margarete para Câmara

Além disso, o Progressistas anunciou ainda a pré-candidatura da vice-governadora Margarete Coelho à Câmara Federal.

Lucas Dias/GP1 1 / 7 Ciro Nogueira declara apoio a Themístocles como vice na chapa de Wellington Ciro Nogueira declara apoio a Themístocles como vice na chapa de Wellington
Lucas Dias/GP1 2 / 7 Lucy Soares Lucy Soares
Lucas Dias/GP1 3 / 7 Vice-governadora Margarete Coelho Vice-governadora Margarete Coelho
Lucas Dias/GP1 4 / 7 Presidente Nacional do Progressistas Ciro Nogueira Presidente Nacional do Progressistas Ciro Nogueira
Lucas Dias/GP1 5 / 7 Margarete Coelho, Ciro Nogueira e Júlio Arcoverde Margarete Coelho, Ciro Nogueira e Júlio Arcoverde
Lucas Dias/GP1 6 / 7 Margarete Coelho e Ciro Nogueira Margarete Coelho e Ciro Nogueira
Lucas Dias/GP1 7 / 7 Julio Arcoverde, Firmino Paulo e Wilson Brandão Julio Arcoverde, Firmino Paulo e Wilson Brandão

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira Filho anunciou, durante coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (26), em sua residência em Teresina, apoio irrestrito ao deputado Themístocles Filho (MDB) como opção à vaga de vice na chapa do governador Wellington Dias (PT). Como o GP1 havia adiantado, Ciro também confirmou o nome da vice-governadora Margarete Coelho como pré-candidata a deputada federal e consequente saída do partido da ‘briga’ pelo cargo em questão.

Ciro Nogueira falou em coerência e destacou que o Progressistas está fora das discussões que envolvem a composição da chapa majoritária. “Vamos cumprir a coerência, vamos cumprir fielmente nossa palavra. Nós estaremos apoiando o governador nas eleições de 2018. Acreditamos em seu projeto, acreditamos no que ele defende para o estado do Piauí, mas estamos completamente fora dessa discussão agora de chapa majoritária. Ela deve ser composta com uma vaga para cada partido, mas a escolha do governador que deve negociar isso com outros partidos", disse o senador.

"A nossa vice-governadora, atendendo como mulher de partido, mulher que tem um único partido em sua vida, vai ser nossa pré-candidata a deputada federal a partir de agora. E se tem um partido que preza a participação da mulher, haja vista pelas mulheres que estão aqui, é o Progressistas. Então eu tenho certeza que Belê, Lucy, Margarete e Iracema, que são as nossas candidatas, farão um grande papel e serão eleitas para representar bem o estado e a mulher piauiense”, ressaltou Ciro Nogueira.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Margarete Coelho e Ciro NogueiraMargarete Coelho e Ciro Nogueira

Segue com Wellington Dias

Ainda durante a coletiva, Ciro falou sobre o apoio incondicional ao governador Wellington Dias e reforçou que o Progressistas continuará ao seu lado nestas eleições. “No domingo, eu tive uma reunião com o governador, antes disso a vice-governadora esteve com ele e ele nos comunicou que a pretensão dele é contemplar uma vaga para cada partido e isso excluiria o nome da vice-governadora Margarete da composição da chapa majoritária. Se você me perguntar se é uma situação que nós concordamos, nos traz alegria, não é! Mas também eu puxo na memória de todos vocês, que em todas as minhas declarações nós nunca vinculamos o apoio ao governador a questão de cargos", colocou Nogueira.

O senador ainda demonstrou desconforto com as discussões prioritariamente políticas em detrimento às questões de interesse do Estado. "Não vou negar que isso até me constrangia um pouco, só se falar nisso. O primeiro assunto que era abordado era a questão da composição e isso estava criando uma imagem negativa da classe política piauiense, porque só se falava em cargos. Um estado com tantos problemas, com tantas dificuldades e nós só estávamos falando de distribuição de cargos e isso passava uma imagem ruim para o eleitorado, como se os políticos só se preocupassem com a distribuição de cargos e não com os problemas graves que o estado vem enfrentando", lamentou.

Wellington queria postergar o anúncio

Ciro Nogueira ainda revelou que Wellington Dias foi contra ao anúncio do posicionamento do Progressistas nesse momento. "Então nós fizemos uma reunião agora e o governador não queria essa definição agora, mas é uma decisão do partido, nós anunciarmos que os Progressistas estão fora dessa disputa, no que se diz respeito a vaga de vice-governador, fica agora a disposição do governador, para que ele indique o mais rápido possível. Então os Progressistas marcharão ao lado do governador Wellington Dias, como é um compromisso desde 2014. Nós vamos cumprir nossa palavra apoiando o governador nas eleições de 2018”, pontuou.

Apoio irrestrito a Themístocles

Apesar de preferir não se adiantar à iminente confirmação do deputado estadual Themístocles Filho (MDB) como escolhido do governador Wellington Dias para ocupar a vaga de vice, Ciro assegurou que o Progressistas dará total apoio ao nome do emedebista quando o mesmo for confirmado no cargo majoritário, que hoje é ocupado por Margarete.

“Não tenha dúvida [do apoio a Themístocles para vice], não tem como eleger o governador sem eleger o vice. O Themístocles historicamente, sempre foi meu aliado em várias eleições. O Themístocles começou a vida pública dele fazendo dobradinha com meu pai. De lá pra cá, quando eu precisei dele para ser o vice do Elmano, ele foi. Então, não tenho a menor restrição, o menor veto ao nome dele. Se ele vier a ser escolhido contará com o nosso total e irrestrito apoio”, confirmou Ciro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias quer Themístocles na vice e Margarete deputada federal

Ciro Nogueira e Wellington Dias se reúnem para discutir eleições

Themístocles aguarda palavra final de Wellington Dias sobre vice

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.