Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ciro Nogueira quer 'forçar' Wellington Dias a apoiar Hélio Isaías

“[Hélio] é um nome que está ganhando força, mas entregamos o comando da situação ao governador. É ele quem vai sinalizar qual é o nome, já que tudo leva a crer que o nome será do PP", decreto

Durante entrevista à imprensa, nesta sexta-feira (07), em solenidade na Câmara Municipal de Teresina, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) voltou a falar sobre a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí.

Ciro defende um alinhamento entre PP e PT na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Ele quer 'forçar' o governador a declarar apoio ao seu candidato Hélio Isaías, e assim, tentar enfraquecer o nome de Themístocles Filho. Ciro declarou hoje que “é impossível” Wellington não interferir na eleição, mesmo depois do governador ter afirmado ontem ao GP1 que vai buscar “um consenso" na disputa pela presidência da Alepi.

"Olha, dizer que um governador, um senador, alguém que tenha liderança não se meta em um processo importante de escolha, como de um presidente da Assembleia, é impossível. É impossível que isso aconteça”, opinou Ciro Nogueira.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Ciro NogueiraCiro Nogueira

Ciro defende nome de Hélio Isaías

Ciro Nogueira disse ainda que a maioria absoluta dos deputados da Assembleia, apoia o nome de Hélio Isaías para concorrer ao cargo de presidente da Casa e afirmou que apenas o MDB, que defende a permanência de Themístocles Filho no comando do parlamento, está fora desses entendimentos.

“[Hélio] é um nome que está ganhando corpo e muita força, mas, nós entregamos o comando dessa situação ao governador. É ele quem vai sinalizar qual é o nome, já que tudo leva a crer que o nome vai ser do Progressistas. Tem que ser um nome em sintonia perfeita com o governador, porque a Assembleia é um órgão importantíssimo para aprovar as propostas, as leis que possam facilitar o desempenho do Governo do Estado. A base aliada majoritariamente [apoia Hélio Isaías], tem o MDB que está fora desse processo. Mas, na totalidade, os outros partidos apoiam”, frisou o presidente do Progressistas.

Nada de "queda de braço" com Themístocles

O senador Ciro Nogueira falou ainda que não tem ‘queda de braço’ com o deputado Themístocles que trabalha para permanecer na presidência da Alepi por mais um biênio. “Não tem queda de braço, o Themístocles é um amigo pessoal, uma pessoa que tenho respeito. Mas, acho que ele já cumpriu o seu papel. 14 anos à frente de um Poder é muito tempo. Não tem justificativa para essa permanência. Acho que está na hora de renovar”, falou o senador.

“Espero que seja uma disputa de alto nível. O ideal para o parlamento seria o consenso e que o candidato fosse eleito por unanimidade, mas se não for, vamos para a disputa”, reforçou Ciro.

Wellinton Dias quer consenso

O governador Wellington Dias afirmou ao GP1, nessa quinta-feira (06), que vai buscar um consenso entre seus aliados na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

"A Assembleia é autônoma, cabe a Assembleia a escolha interna da mesa diretora como sempre acontece. É claro que como político eu sempre fico acompanhando. Pelo que sei as candidaturas postas até agora, são candidaturas da base do governo e terei o maior prazer de ouvir sobre as candidaturas apresentadas muito mais como parte de um mesmo time do que propriamente entrar na disputa da Assembleia. Tudo que quero fazer é isso, trabalhar para um consenso”, afirmou o governador.

Ciro perde força

Ciro Nogueira inicia seu próximo mandato totalmente enfraquecido no Senado Federal e no cenário nacional. A partir do dia 01 janeiro de 2019, ele não terá mais nenhuma influência no Ministério da Saúde e na Caixa Econômica Federal, por isso resta agora ao senador, tentar conseguir a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias busca consenso na eleição para presidência da Alepi

Hélio Isaías deve ser anunciado candidato à presidência da Alepi na sexta

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.