Fechar
GP1

Teresina - Piauí

CVV e grupos oferecem apoio a prevenção do suicídio em Teresina

Além das instituições que trabalham no intuito de prevenção à vida, grupos de vivência também oferecem apoio emocional em Teresina.

O Centro de Valorização da Vida (CVV), instituição que trabalha no intuito de prevenir suicídios, já atendeu uma média de 12 mil ligações somente em um período de seis meses em Teresina. O número do CVV é o 188 e a ligação é gratuita. Conforme a coordenação do CVV em Teresina, as ligações feitas na capital são atendidas por voluntários em todo o Brasil. Por mês a instituição recebe em média duas mil ligações. Os voluntários que atendem as pessoas, fazem uma reflexão sobre a melhor alternativa e de forma empática conversam com quem esteja passando por problemas.

A ideia do CVV é ser como um SAMU emocional, onde oferece apoio de forma solidária para pessoas com depressão e ideias suicidas. Além das ligações, o CVV oferece ajuda por e-mail, que fica disponível no site www.cvv.or.br. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 90% dos casos de suicídio seriam evitados se estas pessoas tivessem tido acesso a apoio emocional adequado.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, apenas entre janeiro e maio de 2019, aconteceram 23 suicídios em Teresina. Já o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) registrou 160 tentativas de suicídio na capital.

  • Foto: DivulgaçãoSéries de vídeos do CVVSéries de vídeos do CVV

O Ministério da Saúde classifica o suicídio como um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo pode ser o mais importante passo para prevenir o suicídio. Os sinais das ideações suicidas são mudança de humor, isolamento, ingestão de bebida alcoólica, solidão, triste, falta de esperança, dentre outros.

Entre os fatores de risco para o suicídio, de acordo com o Ministério da Saúde, estão os transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões sociodemográficas, como isolamento social; psicológicos e condições clínicas incapacitantes.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) um ambulatório especializado no acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio e que fica localizado no Centro de Saúde Lineu Araújo, no centro sul da cidade, PROVIDA. Além do PROVIDA, existem sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que possuem equipe multiprofissional e acolhem pessoas com transtornos mentais severos.

Clowns in Emergency

Além das instituições que trabalham no intuito de prevenção à vida, grupos de vivência também oferecem apoio emocional em Teresina. A Clowns in Emergency é um projeto que teve início em 2013, nas repartições do Hospital São Marcos, iniciado por Josan Costa, formada em Direito pela Faculdade de Direito de Timon e em Teatro, pela Escola Estadual de Teatro Gomes Campos. Teve como participantes estudantes de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o intuito contribuir com a humanização do atendimento hospitalar e social e melhorar a interação entre os futuros profissionais da saúde e seus pacientes, hoje, além de integrar com as demais áreas profissionais, conta com a participantes de estudantes de diversas áreas.

  • Foto: Divulgação/AscomProjeto Clowns in EmergencyProjeto Clowns in Emergency

O grupo busca a prevenção do suicídio e valorização da vida, através da premissa do abraço. Percebendo a ocorrência e frequência de casos de suicídio em Teresina, sentiram a necessidade de trabalhar psicologicamente e humanamente, o acolhimento.

“Esse ano resolvemos expandir o projeto e fazer a vivência não apenas hospitalar, mas também focar no social. Nesses desafios novos de vivências, descobrimos que poderíamos colaborar com a valorização da vida, e então colocamos em prática e vimos que éramos super capazes de transformar vidas”, relata Josan Costa

O trabalho é feito através de vivências organizadas, levando alegria, música, positividade e o sentimento de importância.

Organizações que contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina:

1.Centro de Valorização da Vida (CVV) – Telefone: 188 (disponibiliza linha telefônica para conversa amiga);

2.Centro Débora Mesquita (CDM) – Telefone: (86)99827-3343/ 98894-5742 (faz palestra sobre doenças mentais e suicídio, fornece atendimento psicológico e tem grupo destinado às pessoas que perderam um ente querido por suicídio);

3.Grupo Contato Apoio Contato e Esperança (GRACE) – Telefone: (86)3237-0077/3237-0202 (disponibiliza linha telefônica para conversa amiga, atende presencialmente na sede e também faz visita domiciliar).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertas inscrições para novos voluntários do CVV em Teresina

FMS divulga locais de prevenção ao suicídio em Teresina

CVV lança séries de vídeos sobre prevenção ao suicídio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.