Fechar
GP1

Brasil

Entenda a decisão que liberou a lista do Sisu

O Ministério da Educação divulgou a lista na noite desta terça-feira, 28, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberar a divulgação.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, após a liberação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na noite desta terça-feira, 28, a lista dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A divulgação havia sido barrada pela Justiça Federal em São Paulo. Entenda como a decisão do STJ impactou o Sisu e o Programa Universidade para Todos (Prouni) e como ficam as datas desses programas.

A lista do Sisu já pode ser consultada?

Sim. O Ministério da Educação divulgou a lista na noite desta terça-feira, 28, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberar a divulgação. Os candidatos às 237 mil vagas podem acessar os resultados oficiais no portal oficial do sistema. O Sisu dá acesso a 128 instituições públicas de ensino no País.

Por que a divulgação estava suspensa?

O processo havia sido barrado pelo Justiça Federal, que exigia que o MEC comprovasse documentalmente que corrigiu todas as falhas nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC divulgou ter identificado erro na correção de 5.974 provas, de 3,9 milhões participantes da última edição da prova. E alega que esse problema não teve "influência significativa" nas notas de todos os candidatos.

Houve a divulgação da lista antes da noite de terça-feira?

Apesar da proibição judicial, o ministério confirmou que uma lista que "não representava o resultado oficial" ficou disponível e pôde ser visualizada por alguns candidatos "por alguns minutos" na manhã de terça. Mas o MEC não informou qual foi o erro que levou ao vazamento da lista e se está apurando responsabilidades por mais essa falha.

Quais os prazos para matrícula na chamada regular?

Com a divulgação do resultado, a matrícula pode acontecer entre 29 de janeiro a 4 de fevereiro, de acordo com o site do Sisu.

O Sisu tem uma lista de espera?

Sim, mas apenas o candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso.

Qual o prazo para entrar nessa lista?

O prazo para participar também vai de 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

Como é possível acompanhar a convocação da lista de espera do Sisu?

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Com isso, os candidatos devem acompanhar as convocações da lista de espera junto à instituição na qual manifestaram interesse.

Já é possível fazer inscrição no Prouni?

Sim, as inscrições também foram abertas na noite desta terça-feira, 28. O MEC decidiu prorrogar o prazo por mais um dia, sábado, 1º de fevereiro, para que os candidatos tenham tempo suficiente de se inscreverem. O resultado da primeira chamada sai no dia 4 de fevereiro.

Por que o Prouni teve as inscrições suspensas?

O MEC havia decidido noite de segunda-feira, 27, suspender o processo nesse programa, justamente por causa da decisão que envolvia o Sisu. O governo alegava que não seria possível, com a decisão da Justiça Federal, que foi derrubada pelo STJ, dar continuidade ao cronograma de outros programas do ensino superior.

NOTÍCIA RELACIONADA

Ministério da Educação libera resultado do Sisu 2020.1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.