Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fábio Abreu pede disciplina a policiais durante festas de Carnaval

Nossa orientação é que o policial tenha o comportamento discreto até porque é previsto na própria lei que aquele que tem o porte de arma de fogo use sua arma de forma velada, não exponha", de

O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, conversou com o GP1 nesta quinta-feira (18) e pediu disciplina aos policiais sobre o uso de armas em festas. Ele também comentou o polêmico uso da “carteirada” por policiais para poderem ter acesso gratuito a festas e eventos.

Na quarta-feira (17) chegou a ser realizada uma reunião com autoridades da Polícia Militar para tratar sobre a segurança dos foliões nas festas de Carnaval e principalmente sobre a entrada de policiais armados em eventos. Nessa época do carnaval sempre são registrados incidentes envolvendo pessoas que possuem porte de arma e que acabam causando algum tipo de problema. O caso mais recente foi envolvendo o cabo do Exército Brasileiro, Wanderson Lima Fonseca, que no último dia 13, durante uma prévia de carnaval da Banda Bandida, deixou três pessoas baleadas.

Não se pode proibir o porte de arma de policiais em eventos e festas já que é algo permitido por lei, mas o secretário Fábio Abreu pediu que os policiais sejam discretos.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Fábio Abreu  Fábio Abreu

“Nossa orientação é que o policial tenha o comportamento discreto até porque é previsto na própria lei que aquele que tem o porte de arma de fogo use sua arma de forma velada, não exponha, mas a lei permite que o policial esteja com sua arma onde ele for”, afirmou.

“Nossa orientação também é disciplinar os locais que são de entidade privada, principalmente com relação a eventos particulares, a adotarem suas normas sobre a questão da ‘carteirada’, que é algo que não existe, isso é imaginário, o policial não tem acesso livre a locais particulares, ele pode ter se pessoa der algum tipo de cortesia ou se pagar, óbvio, isso é o que a gente está procurando disciplinar”, declarou.

Fábio Abreu afirmou ainda que os policiais têm que entender que o objetivo é disciplinar o uso da arma em locais, principalmente em eventos públicos, com uma grande aglomeração de pessoas.

Tiroteio na Banda Bandida

A polêmica em torno da “carteirada” surgiu depois que o cabo do Exército, Wanderson Lima Fonseca, atirou em três pessoas durante a prévia carnavalesca da Banda Bandida, no centro de Teresina, no último dia 13. Segundo informações, ele adentrou o local utilizando-se da sua condição de militar.

Wanderson foi preso, na segunda-feira (13), e encaminhado ao presídio militar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.