Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Falta de material no HUT pode causar risco de morte aos pacientes

De acordo com o denunciante, com a falta desse equipamento não há como infundir (derramar) com segurança sedação, analgesia, drogas vasoativas, etc.

O GP1 recebeu, na tarde desta quarta-feira (20), denúncia de falta de um material conhecido como “equipo”, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O equipo, possui um frasco e uma espécie de mangueira, que é usada para repassar a medicação ao paciente na quantidade correta.

Segundo informações do denunciante, que preferiu não se identificar, faltam equipos para bomba de infusão e o problema afeta principalmente os médicos intensivistas. A bomba de infusão contínua é um equipamento usado em UTIs e Urgências e Emergências e serve para administrar de forma segura determinados medicamentos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Hospital de Urgência de Teresina - HUTHospital de Urgência de Teresina - HUT

Com a falta desse equipo não há como infundir (derramar) com segurança a sedação, com isso não há como admitir pacientes nas UTIs, sendo que os profissionais podem ser responsabilizados caso não internem os pacientes que necessitam de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva. Se não houver a troca constante do material, existe um aumento no risco de infecção, o que pioraria ainda mais o estado crítico do paciente.

É necessário que esse equipo seja trocado, normalmente entre 48h e no máximo 96h. Caso a troca não ocorra, pode aumentar a probabilidade do paciente pegar alguns tipos de infecção.

Outro lado

A assessoria de comunicação do HUT enviou uma nota explicando que existem três tipos de bombas de infusão e que duas estão sendo usadas. Confira abaixo a nota na íntegra:

A direção do HUT informa que existem três tipos de bombas de infusão. Tem duas que estão sendo usadas. O terceiro tipo de bomba será recebido nesta quinta-feira, 21, e não tem prejuízo por existirem as demais em funcionamento. O atraso na entrega é ainda devido a greve dos caminhoneiros que provocou desabastecimento em diversos serviços em todo o país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.