Fechar
GP1

Política

Firmino lança interface que apresenta localização dos ônibus

Em entrevista ao GP1, o gerente de planejamento da Strans, Vinícius Rufino, afirmou que agora o Teresinense poderá saber exatamente onde os ônibus estão.

O prefeito Teresina, Firmino Filho (PSDB) lançou, nesta segunda-feira (9), uma interface que apresenta em tempo real a localização dos ônibus de Teresina. A interface é com base em dados de GPS e ficará disponível ainda nesta semana no site da Strans. O prefeito também lançou o I Hackaton Strans Inthegra que busca estimular a criação de um aplicativo que irá usar essa interface desenvolvida pela prefeitura.

O prefeito explicou a importância desse lançamento. “Todos os ônibus de Teresina já têm GPS e agora todas essas informações estão centralizadas e à disposição de todos os desenvolvedores de software e aplicativos. Nós já temos o Moovit que já utiliza alguns dados. Com o lançamento do Hackaton estamos fazendo uma chamada para que os desenvolvedores utilizem esse banco de dados e criem aplicativos, onde o usuário vai poder saber a exata localização dos ônibus”, explicou o prefeito Firmino Filho.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Firmino Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Firmino Filho
Em entrevista ao GP1, o gerente de planejamento da Strans, Vinícius Rufino, afirmou que agora o Teresinense poderá saber exatamente onde os ônibus estão. “Agora existe a informação mais precisa da localização dos ônibus, tivemos um tempo para desenvolver essa interface, que trabalha com dados em tempo real. Basta a pessoa colocar seu ponto de origem e o destino, que vai apresentar o percurso e as linhas disponíveis. O que vai trazer mais conforto para a pessoa não ficar na parada esperando por muito tempo o ônibus”, informou Vinícius.

Sobre o Hackaton, Vinícius espera uma boa participação. “Queremos incentivar a criação de aplicativos com essa interface. Esse é o objetivo. Queremos que os desenvolvedores criem, usando esses dados”, explicou. A prefeitura pretende escolher os três melhores aplicativos, que terão um prazo de trinta dias para desenvolver a ideia e apresentar. O grande vencedor será divulgado e receberá uma premiação. 
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Vinícius Rufino, gerente de planejamento da Strans(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Vinícius Rufino, gerente de planejamento da Strans
Atualmente Teresina já está inserida entre as cidades participantes do aplicativo Moovit, que apresenta informações sobre o sistema de transporte coletivo de Teresina, como a rota que é o horário que determinado ônibus deve passar em uma parada por exemplo.

“Já temos o Moovit, mas ele não trabalhava com essas informações em tempo real, e sim com o quadro de horários dos ônibus. Agora vai ter essa atualização, mas não posso te dizer quando o Moovit vai linkar esses novos dados em tempo real para o aplicativo”, disse Rufino.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1 Solenidade realizada no Palácio da Cidade(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1) Solenidade realizada no Palácio da Cidade
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Carlos Augusto Daniel, da Strans(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Carlos Augusto Daniel, da Strans

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.